Por Eduardo Alves


A troca de impressões entre alunos e entidades empregadoras foi um dos momentos do evento

A iniciativa que juntou à mesma mesa estudantes, docentes e entidades empregadoras revelou-se “bastante positiva”. O resultado final é avaliado por António Crespo, presidente da AIESEC e também orador nas jornadas que decorreram, quinta-feira, 7 de Outubro, no anfiteatro 7.21, do pólo IV da UBI.
Virada para as licenciaturas de Marketing, Gestão e Economia, esta iniciativa trouxe até à Covilhã jovens que estagiaram no estrangeiro, através de intercâmbios promovidos pela AIESEC. As suas impressões foram deixadas perante uma assembleia de alunos que “se mostra agradada com a ideia de ir trabalhar noutro país que não seja Portugal”, explica António Crespo. Este aluno do quarto ano de Gestão que agora conduz os destinos da AIESEC mostra-se agradado com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Durante os últimos meses “todos os esforços da equipa que está na associação foram dirigidos para a divulgação desta”. Crespo sublinha que o número significativo de participantes nestas jornadas, “é um primeiro sinal de revitalização da AIESEC”.
Outro dos pontos em destaque nas jornadas promovidas pela associação internacional foi o leque de convidados a participar nas palestras. Uma das personalidades que esteve com os estudantes da UBI foi Alcino Rafael, sócio-gerente de uma firma de Alcains que produz peças de vestuário de alta costura. O caso de sucesso desta empresa foi explicado pelo proprietário. Para os organizadores, “esta foi uma forma de pôr os alunos de cursos virados para o mercado, em contacto com realidades diferentes das habituais”. A empresa em causa têm-se afirmado, pela positiva, no sector dos têxteis. Um mercado “em sucessivo abrandamento”, mas que “está cada vez melhor”, confessa Alcino Rafael. O segredo desta empresa passa “por confeccionar peças únicas, de estilo próprio e com uma qualidade acima da média”. Ainda um outro ponto deixado pelo convidado foi o facto de “esta empresa ter surgido de um projecto que, há partida se mostrava muito difícil de concretizar com sucesso”.




Contactos internacionais

O principal objectivo da AIESEC centra-se no intercâmbio de alunos universitários. Através desta associação, os recém-licenciados que assim entendam, podem concorrer a um estágio numa empresa estrangeira. Europa, Ásia, América são alguns dos continentes onde a AEISEC está implementada. Neste momento “estão a fazer o seu estágio ou intercâmbio, oito alunos da UBI”, adianta António Crespo. Depois de um período de menor actividade, a associação “está, de novo, a conseguir reunir mais estudantes para os seus projectos”. Alargar o número de alunos em actividades e dar a conhecer as capacidades da AEISEC são também objectivos desta equipa.