Por Eduardo Alves


Um dos objectivos deste clube passa pela troca de ideias de a capacidade de falar em público

Jonh Kerry, o candidato democrata a presidente dos Estados Unidos da América, foi campeão de debates na Universidade de Yale. As capacidades retóricas e de argumentação que desenvolveu ao longo desse período, com toda a certeza que o ajudam agora na corrida à Casa Branca.
O prazer de debater e confrontar as ideias dos outros com as nossas está bastante enraizado no mundo anglo-saxónico, principalmente nos estabelecimentos de ensino superior. Sem que o objectivo principal seja o de criar um presidente de estado ou políticos em “potência”, surge agora na UBI o Quodlibet, “o que você quiser”. Um clube de debate que pretende ajudar os alunos, professores e funcionários a saber expor as suas ideias, de forma clara e organizada. Este novo clube, aberto a todos os interessados, reporta para o presente uma tradição universitária que surge na Idade Média. Para além da discussão de ideias e do debate frente-a-frente, este clube tem ainda como objectivo fomentar a correcta defesa dos pontos de vista pessoais, através da utilização de argumentos sólidos, algo que, segundo a organização, “só se consegue mediante o exercício e a prática de debates”.




Importância acrescida

António Fidalgo, presidente da Unidade de Artes e Letras é um dos promotores da iniciativa. Do grupo dinamizador da ideia é também composto por Leonor Santos, João Simão e Igor Costa. No entender dos organizadores “saber falar em público e usar argumentos é cada vez mais importante e necessário”. Daí que a utilidade e as aprendizagens que se podem tirar dos debates sejam de “valor acrescentado”. Por ser um clube informal “está aberto a todas as pessoas”. No ano passado houve já alguma actividade do clube, com várias reuniões e um debate entre os departamentos de Comunicação e Artes e de Letras. A primeira reunião deste ano lectivo vai ter lugar já no próximo dia 27 de Outubro, na sala II/07, pelas 18 horas. Os encontros passam a ser realizados todas as quartas-feiras, entre as 18 e as 19 horas, na sala II/07.