O anfiteatro das Sessões Solenes foi o palco escolhido para o concerto
Gala na UBI
Metropolitana de Lisboa na Covilhã

Promovido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa na UBI foi um sucesso. No passado sábado, 9, o anfiteatro das Sessões Solenes albergou o muito público que veio assistir ao espectáculo.


Por Eduardo Alves


A chuva apareceu numa noite em que as estrelas se resguardaram no UBI. O anfiteatro das Sessões Solenes encheu para ouvir as interpretações de compositores como Wolfgang Amadeus Mozart, Gioacchino Rossini e Felix Mendelssohn-Bartholdy que ficaram a cargo da camarata da Metropolitana.
Um momento cultural cuja direcção musical coube a Blagoja Dimcevski, também intérprete em violino. Este música que nasceu na Macedónia, Jugoslávia, cursou no Conservatório Superior de Moscovo e doutorou-se na Guidhall School Of Music And Drama de Londres. Outra das estrelas musicais presentes no Anfiteatro das Sessões Solenes foi Jean-Marc Burfin, director artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa e Brian Schembri, maestro titular deste grupo.
A Metropolitana de Lisboa foi criada por Miguel Graça Moura e estreou-se a 10 de Junho de 1992, tendo como solista a pianista Maria João Pires. Desde então assegura mais de 500 concertos por ano e mantém uma ligação estreita entre a prática musical e o ensino desta arte. Esta orquestra já gravou sete discos, cinco dos quais editados pela EMI Classics. No passado sábado deu um ar de sua graça na UBI.