NC / Urbi et Orbi


As paisagens do Douro são cada vez mais procuradas pelos turistas da região

A navegabilidade do Douro está a atrair centenas de turistas ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo dando expressão às potencialidades turísticas da região, segundo o presidente da Câmara Municipal, Armando Pinto Lopes.
O autarca explica que a iniciativa é dos operadores turísticos durienses que fazem o percurso Porto-Barca D'Alva e que passaram a incluir esta zona do distrito da Guarda como complemento aos passeios fluviais.
No âmbito destes programas, os turistas visitam nomeadamente a Aldeia Histórica e vila medieval de Castelo Rodrigo e a sede de concelho, com observação dos painéis de azulejo da Câmara Municipal, que representam a Batalha de Castelo Rodrigo (Restauração da Independência em 1640), património monumental e cenas da vida rural. Os visitantes, sobretudo norte-americanos, ingleses, franceses e espanhóis, são acolhidos nestas deslocações pelo executivo municipal, que presta explicações sobre o concelho e suas riquezas paisagísticas e monumentais.
Armando Pinto Lopes lamenta, contudo, que sejam ainda insuficientes as lojas com produtos regionais ou de artesanato, mas está confiante que, "com a procura, a oferta tenda a aumentar".