José Manuel Alves
NC / Urbi et Orbi


PSD quer Monfortinho ligado a Espanha, também por auto-estrada

A Comissão Política de Secção do Partido Social Democrata de Castelo Branco, levou a cabo na passada semana, no auditório da Escola Superior de Educação, a iniciativa, sobre o lema: "Open Day" - Dia Aberto do PSD.
Esta iniciativa teve como objectivo prioritário, traçar um mapa real da situação actual do País, por forma a conhecer melhor as realidades concretas de cada um dos concelhos e, desta forma, conhecer a situação do País como um todo.
No que respeita às acessibilidades, José Carlos Beato, presidente da concelhia do PSD de Castelo Branco, considera "inquestionável que as ligações entre o nosso concelho e o Litoral foram consideravelmente melhoradas coma abertura da A23". No entanto esta importante via, "necessita de ser complementada, nomeadamente com uma ligação mais rápida a Espanha, via Monfortinho, que desejavelmente deveria ser em perfil de auto-estrada e que se passaria a chamar A 31, pois deste modo, seria um forma de dinamizar a utilização destas vias e o desenvolvimento local".
Ainda no que respeita a infra-estruturas viárias, Beato defende "ser determinante melhorar ou construir uma nova ligação a Coimbra, uma vez que, na maior parte dos casos, é a esta cidade que estamos ligados, e o actual IC 8 é uma estrada perigosa e sem condições para as necessidades da nossa região". No que toca a acessibilidades ferroviárias, "devemos registar a electrificação da linha até Castelo Branco, sendo importante prosseguir até à Guarda, sendo importante que no futuro, houve uma linha que nos ligasse à estação do TGV mais próxima".
As preocupações dos social-democratas, estendem-se igualmente à cidade de Castelo Branco, pois segundo o presidente da Comissão Concelhia, "existe um progressiva degradação de trânsito na cidade, com a formação de filas inimagináveis há cinco anos atrás quando o número de habitantes era o mesmo que o actual". Por outro lado, acrescenta que "deve ser incentivado o transporte público como alternativa ao privado, sendo que a concretização do Centro Coordenador de Transportes é uma necessidade urgente e vital para descongestionar a cidade".




Tecido empresarial estagnado

No que diz respeito ao desenvolvimento económico e empresarial, "devemos realçar a estagnação do tecido empresarial local, em especial o industrial, a que assistimos nos últimos anos". Defende o líder laranja, acrescentando que "o aproveitamento e o desenvolvimento turístico deve também ser seriamente explorado, seja na sua vertente cinegética, ou na aproximação à Região da Serra da Estrela, pelo que neste contexto a inclusão do concelho de Castelo Branco no Programa de Recuperação das Áreas e Sectores Deprimidos, deve ser encarado como uma prioridade pelas vantagens competitivas e apoios que daí podem resultar".
Também a nível dos problemas sociais, foram detectadas algumas questões relacionadas com o envelhecimento e a desertificação das aldeias e da população em geral, pelo que "nesta área se torna necessário um apoio mais afectivo e a tempo integral junto dos idosos, que em muitos casos passa pela instalação e concretização de centros de noite nas freguesias". Em termos sociais, "devemos destacar com carência a falta de habitação social, que tem impedido uma resposta rápida e eficaz a situações de degradação clara das condições de vida de moradores". Igualmente as situações de desemprego, originado pelo encerramento de algumas unidades industriais, mereceram as preocupações dos social-democratas.
No área da segurança, droga e criminalidade, José Beato, não mostra preocupações, "uma vez que o nosso concelho continua a ser uma zona relativamente calma e onde o crime é não organizado e de dimensão reduzida, devendo no entanto ser acompanhado com atenção o aumento de criminalidade nas áreas urbanas ou rurais, assoladas pelo flagelo da desertificação, bem como os fenómenos de integração dos novos emigrantes".
No que diz respeito à área do ambiente, os social-democratas consideram, "os níveis de cobertura de saneamento Básico e Recolha de Lixos, bastante elevados, havendo no entanto um caminho muito importante a percorrer quanto á separação e recolha selectiva".
A nível dos resíduos sólidos, a maior preocupação centra-se no Aterro de Resíduos Industrias Banais, "dado que de alguns outros no País, a receber resíduos urbanos na zona da grande Lisboa".
A educação mereceu também a atenção do PSD local, pois "foi possível identificar uma carência significativa ao nível das creches, cujo número é manifestamente insuficiente". Quanto às escolas do terceiro ciclo, "é com preocupação que constamos que a classificação destas escolas em termos de ranking é inferior ao que desejaríamos".
Por outro lado, o Ensino Superior no concelho, nomeadamente as suas cinco escolas superiores, "têm apresentado um dinamismo considerável".
A concluir, José Carlos Beato, considera que "a maior parte dos problemas levantados, bem como das poucas pistas lançadas, só poder sem resolvidos caso exista uma conjugação de vontade do governo central e dos governantes locais".