Santuário da Senhora da Orada




 


 

 

 



Fundão




Por Eduardo Alves

A paisagem natural inunda os olhos de quem por ali passa. Moldado pela calma própria do tempo, o cenário junto ao Zêzere ganha contornos únicos. Correntes de água, sopros de vento, raios de sol que contribuíram para a pintura de tal lugar.
O fotógrafo fundanense Diamantino Gonçalves passeia-se desde de menino por estas paragens. Ele e muitos outros não imaginavam, até há alguns meses, que as lascas de xisto, junto ao rio, guardavam tesouros incalculáveis.
Descobertas as figuras rupestres que outros humanos fizeram nas pedras, o lugar ganhou maior divulgação. Acumulando, simultaneamente, razões de visita. Esta não pode, nem deve, ser passageira. Aqui o tempo perde-se no horizonte e em cada detalhe descobrem-se pistas da magia natural que ajudou a edificar este cenário junto a Silvares.
Para além das figuras, das paisagens junto às margens do rio e do Santuário de Nossa Senhora, o visitante pode ainda apreciar um conjunto significativo de aldeias do concelho do Fundão, onde as habitações antigas, tipicamente beirãs, dão traços distintos ao casario.