As relações entre a gestão e o desporto foram abordadas pelo autor deste estudo
Mestrado em desporto
Atletas de laboratório

Optimizar prestações de desportistas e equipamentos presentes em laboratórios foram objectivos da tese de desporto apresentada na UBI.


Por Eduardo Alves


Gerir um espaço laboratorial pode, por vezes, revelar-se um grande desporto. As contas parecem estar presentes em todas as acções e há sempre que calcular antes de agir.
Alguns destes pontos marcaram a linha de acção de José Aurélio Marques Faria. Um estudioso da área do desporto que desenvolveu uma tese de mestrado com o título de “Contributo para a Concepção e Operacionalização do Laboratório de Apoio à Gestão e Orientação das Actividades Desportivas”.
Este estudo cria pontos de ligação entre as ciências do desporto e a gestão. Isto porque, cada vez mais há necessidades de dotar as instalações desportivas de equipamentos que consigam fornecer ao atleta a preparação essencial para as provas dada vez mais competitivas.
A gestão entre a compra de um equipamento, entre a escolha de diversos materiais, entre a preparação óptima ou mediana dos atletas foram pontos tidos em linha de conta neste estudo. A tese foi aprovada pelo júri constituído por João Manuel Cunha da Silva Abrantes, professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, também como arguente e Fernando Franco de Almada, professor associado da universidade da Beira Interior.