A língua foi o centro de todo um trabalho exaustivo para a tese de sociologia
Mestrado em Sociologia
A importância do “Linguistic Turn”

Porque o homem é um animal social e político, a autora desta tese analisa as várias condicionantes de socialização do ser tendo por base conceitos teóricos estruturalistas.


Por Eduardo Alves


O campo teórico do estruturalismo foi o mais utilizado na tese de Maria Teresa Mota Madureira Osório. A autora do estudo “O Legado Estruturalista e o “Linguistic Turn” nas Ciências Sociais e na Sociologia” analisou o factor da língua e da comunicação no processo vivencial dos seres humanos.
Várias são as abordagens de um dos mais importantes processos de crescimento do homem. É através da sua língua “que este sobrevive”, avança Maria Madureira Osório. Toda a aprendizagem humana está “intrinsecamente ligada à língua”. Daí que a importância e o peso deste factor nas ciências sociais e na própria Sociologia seja “muito significativo”. Um dos aspectos focados nesta tese foi o “Linguistic Turn”. Um tempo de revolução nas ciências e no mundo em que o homem, além de outras vertentes da sua existência, passou a encarar as línguas de uma outra perspectiva.
Maria Madureira Osório conseguiu, com este estudo, um muito bom de nota final. Uma classificação atribuída pelo júri constituído por Moisés Adão de Lemos Martins, professor catedrático da Universidade do Minho, que desempenhou também a função de arguente, José Carlos Venâncio, professor catedrático da Universidade da Beira Interior e Maria Alice Tomé, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.