Com Espanha à vista




 


 

 

 



Figueira de Castelo Rodrigo




Por Catarina Rodrigues

Situada na Beira Alta, mais concretamente no distrito da Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo reserva características que vale a pena conhecer. Em todo o concelho são vários os monumentos históricos que merecem uma visita, com especial destaque para a Fortaleza, para o Convento e para a Barragem em Santa Maria de Aguiar. A localidade é também conhecida pela amendoeiras em flor que na devida época fazem deste local um grande pólo de atracção turística. São muitos os curiosos que querem ver de perto este fenómeno da natureza.
Datada do século XII e reconstruída no século XVIII, a Igreja Matriz da localidade apresenta uma riqueza interior e um altar-mor de estilo barroco. Em pleno coração da localidade, o Chafariz dos Pretos tem uma curiosa ornamentação que vale a pena conhecer. É também no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo que se situa uma infra-estrutura única a nível das Aldeias Históricas da região. Trata-se do Complexo Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo que conta com duas piscinas ao ar livre, um polidesportivo descoberto, parque de merendas, balneários e bar de apoio. Para o mesmo espaço está também previsto um parque de campismo, um circuito de manutenção e um campo de futebol de praia. Castelo Rodrigo é uma das preciosidades do vasto património histórico e cultural neste concelho. Do alto da montanha onde se situa, vê-se a serra da Marofa, a própria Figueira de Castelo Rodrigo e panoramas que se alargam até Espanha e até onde a vista consegue alcançar. A aposta em novos espaços parece estar a dar bons resultados. No ano passado o Posto de Turismo de Castelo Rodrigo registou mais de 30 mil visitantes.
Recorde-se que em 2003, a recuperação feita na Fortaleza fez com que a Ordem dos Arquitectos, no âmbito do Ano Nacional da Arquitectura, elegesse aquele monumento como a única edificação arquitectónica do distrito da Guarda para uma iniciativa designada "Obra Aberta", que previa um ciclo de visitas guiadas a 20 exemplos de intervenção arquitectónica, espalhados por todos os distritos da região Norte do País.
São assim vários os motivos que impulsionam a visita a este concelho da Beira Alta situado bem próximo da fronteira espanhola. Também merece especial atenção a gastronomia local. São bem conhecidos os queijos, os enchidos e os doces. A produção de mel é uma actividade muito praticada em todo o concelho.