1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer




 

 

 

 

 

 

Steven Jay Schneider



Por Catarina Rodrigues

Uma viagem pela história do cinema. É assim que pode ser classificada esta obra coordenada por Steven Jay Schneider agora traduzida em português. “1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer” é um volume que abrange todos os géneros cinematográficos, desde a comédia à aventura, passando pelo drama, pela ficção científica e pelo musical. Estão ainda incluídos filmes de animação, documentários e curtas metragens. Por outro lado, a grandiosidade desta obra prende-se também com o facto de estarem incluidos filmes desde o período do cinema mudo até filmes que datam do ano passado. Infelizmente, não consta desta selecção qualquer filme português.
A obra é composta por uma lista de 1001 filmes, feita por vários críticos internacionais. Destina-se a satisfazer a curiosidade não só o público cinéfilo, mas de todos aqueles que se interessam pela sétima arte.
No fundo, “1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer” traduz-se numa história do cinema, apesar de poder ser considerada algo subjectiva, porque a escolha dos filmes que a iam integrar partiu de um conjunto limitado de pessoas. Mas é sem dúvida uma bíblia de informação organizada que vale a pena conhecer.
O livro editado em Portugal pela Dinalivro, tem na capa uma fotografia de Janet Leigh (recentemente falecida) numa das obras mais emblemáticas do cinema, “Psycho”, de Alfred Hitchcock e custa cerca de 35 euros.