Manual de salvação
Livro ajuda ao ensino da matemática

NC / Urbi et Orbi


"Ensino e aprendizagem da Matemática - em Ambiente de e-Learing", é o título do livro de autoria do Professor Paulo Afonso, apresentado na terça-feira, 19, no auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco.
O autor, natural da Covilhã, é professor do Departamento de Ciências e Matemática da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco desde 1990. Para além de vários artigos científicos publicados, este é o seu segundo livro. Em 2001 publicou na ASA Editores a obra intitulada: "Uma aventura matemática na Internet".
Elsa Ligeiro, da editora Alma Azul considera a obra, "essencialmente dirigida a alunos dos primeiro e segundo ciclos, numa altura emblemática para as crianças aprenderem a matemática, dado que quem não aprende o seu início, dificilmente conseguirá 'apanhar o comboio'. Daí a nossa contribuição para o ensino desta cadeira em Portugal".
Paulo Afonso, traçou como objectivo do livro, "promover de uma forma acessível aos pais, professores e futuros docentes, o ensino e a aprendizagem da matemática, numa perspectiva daquilo que é supostamente difícil, associando à realidade, possa ser entendida como uma matéria de fácil ensino e aprendizagem".
Relativamente ao e-Learning, o autor, lembra a propósito que, "a escola do futuro não pode ser jamais igual ao passado, e os ambientes no ensino à distância, terão que ser cada vez mais uma realidade no nosso País e no resto do mundo, pelo que nesse sentido o ambiente de aprendizagem cruza entre o presencial e o on-line, onde as personagens vão utilizar para contactar com um professor na Internet".
Paulo Afonso, reconhece que, "os alunos têm actualmente mais vontade em aprender matemática, porque cada vez mais, os professores associam esta disciplina à realidade, dado que os conceitos não 'caiem do céu', mas sim já explicados aos alunos, por forma a que estes percebam".