O primeiro grande nevão registado este ano trouxe muitos turistas até à Estrela
Turistas chegam em força
Neve na Serra da Estrela

O fim-de-semana de três dias foi propício a uma visita à Serra da Estrela por parte de miúdos e graúdos. Nos primeiros dias de Novembro o maciço central voltou a cobrir-se com um enorme manto branco.


Por Marisa Avelar


O primeiro fim-de-semana com neve na Serra da Estrela foi, sem dúvida, palco de grandes aventuras e desventuras no manto branco do pico mais alto do País.
Às 14 horas do passado Domingo, a afluência de carros, quer no sentido Covilhã - Torre, quer no sentido Seia – Torre era bastante intensa, embora se rolasse dentro da normalidade. Os 6ºC que o termómetro marcava na Torre, não eram motivo de preocupação aos muitos carros que trespassavam o nevoeiro que se fazia sentir. Já na aldeia mais alta de Portugal – o Sabugueiro – o movimento era, também, intenso e aqui o termómetro era bem mais acolhedor, visto que marcava 10ºC. Em Seia o tempo era completamente diferente, o dia foi pautado pelo quentinho do sol e o termómetro marcava 13ºC às 15 horas.
Ao fim da tarde as temperaturas baixaram para os 13ºC em Seia por volta das 17 horas, mas o sol teimava em não desaparecer. A esta mesma hora voltava-se a registar maior afluência de trânsito vindo da Torre. No Sabugueiro o movimento era intenso, por vezes congestionado, devendo-se ao grande afluimento das pessoas ao comércio regional.
Às 18 horas a serra, que a algumas horas atrás estava repleta de gente, encontrava-se agora praticamente deserta, uma vez que há ainda muitos carros a rodar nas estradas, principalmente na zona da torre onde as pessoas aproveitam para fazer algumas compras, aproveitando mesmo para se refugiarem dos 2,5ºC que estavam na rua. Há ainda um pormenor a salientar, que é a falta de cuidado por parte de alguns automobilistas em circularem na serra completamente carregada pelo nevoeiro e não utilizarem as luzes dos respectivos veículos.