Por Tatiana Fazenda


Pedro Mamede, Pedro Ramos e Lino Torgal são os proprietários do novo espaço

A cidade da Covilhã, devido às suas características próprias e ao ambiente académico, tem vindo a ser palco dos mais variados eventos sociais e culturais. O “Amo.te Covilhã”, situado no “coração” da cidade, abriu portas no passado dia 22 de Outubro. É um espaço inovador, que consegue conciliar o convívio, a diversão e o lazer, e que surge com uma imagem nacional de novidade, moda e bem-estar.
Toda a arquitectura, foi elaborada por uma equipa de quatro projectistas, dois arquitectos covilhanenses e dois designers de interiores, que se empenharam na criação de uma imagem mais definida. Segundo Pedro Mamede, um dos responsáveis pelo empreendimento, “o Pedro Miguel Ramos, não pretende que os vários espaços “Amo.te” sejam estandardizados, mas que cada um deles seja traçado de acordo com a sua localização, valores e costumes da cidade”.
Com uma ementa muito diferente do habitual, este estabelecimento pretende sobressair na área da restauração. A tradicional “Panela no forno” e “Frango assado à padeira” são dois pratos apreciados na gastronomia portuguesa, e que neste espaço surgem com uma apresentação criativa, aliada ao tradicionalismo. A ementa, baseada em novas técnicas e numa nova forma de estar na cozinha “foi toda ela elaborada pelo consultor de cozinha do Amo.te Actividades Hoteleiras, chefe Fausto, muito conhecido na área da restauração”, refere Pedro Mamede.
Mas para além do restaurante e do programa normal de disco com a presença de alguns Dj’s convidados, este espaço está ligado a variadas actividades culturais. O apoio da iniciativa ligada ao Cybercentro e Cine-Clube da Covilhã, o “I Festival Internacional de Cinema Digital”, bem como, o lançamento do livro “Suleiman” de Álvaro Faria, e “Como Ficar Estupidamente Culto em Apenas Dez Minutos” de Nuno Amaral Jerónimo, são alguns dos destaques culturais agendados para o mês de Novembro.
É também possível fomentar o gosto pela leitura, na medida em que se encontram disponíveis jornais diários e semanais, bem como revistas ligadas ao design, arquitectura, moda, fotografia entre outras.