Várias formas de documentários estiveram presentes na Covilhã
Extensão DocLisboa
UBI recebe filme documentário

O documentário parece recolher cada vez mais adeptos. O DocLisboa promete voltar à UBI no próximo ano.


Por Catarina Mendes


Ao longo da passada semana, entre os dias 25 e 29 de Outubro, decorreu na Universidade da Beira Interior, uma extensão do “DocLisboa 2004 – Festival Internacional de Cinema Documental”.
O evento esteve a cargo da APORDOC - “Associação pelo Documentário” que apresentou filmes portugueses e estrangeiros na “Cinubiteca da UBI.
Devido à impossibilidade de transmissão de legendas, alguns trabalhos estrangeiros, como foi o caso de filmes indianos, acabaram por não ser incluídos na programação, sendo que o festival contou maioritariamente com prestações de realizadores nacionais e espanhóis.
Os documentários apresentados abordaram temáticas diversas e originais. Se exemplos como “A praça” de Luís Alves de Matos visavam uma crítica social à actualidade, outros como “El pequeño pianista” de Silvia Turchin apelavam a um mundo mágico e comovedor.
O “DocLisboa” na UBI foi, segundo a organização “um sucesso”. A adesão por parte de alunos e professores, de diferentes cursos, demonstrou que este tipo de cinema não é negligenciado em Portugal, mas importante a nível social e cultural. A organização pretende voltar para o ano e conta já com extensões também em Faro, Viseu, Porto e Almada.