Por Luis Neves Franco


Um dos mais importantes desfiles de moda contou com a presença de alunos da UBI

Decorreu entre os dias 14 e 17 de Outubro, em Lisboa, a 23ª edição do ModaLisboa, uma exibição do trabalho realizado pelos estilistas portugueses. Na passerelle estiveram presentes algumas das mais importantes marcas de moda, tais como Nuno Baltazar, Globe e Cheyene. Nas bancadas foi possível encontrar altas personalidades da sociedade portuguesa, entre os quais o primeiro-ministro, Santana Lopes e o actual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues.
Segundo a Associação ModaLisboa, entidade organizadora deste evento, pretendeu-se, ao lado da mostra do trabalho de autores mais reconhecidos, “seguir percursos, observar evoluções, acompanhar as incursões de um largo grupo de jovens designers de moda portugueses”, facto que esteve patente nos desfiles que decorreram na plataforma Lab.
Nesta edição do ModaLisboa, esteve ainda presente o recentemente galardoado Dawid Wolinski, um polaco que tem vindo a provar que o seu país está cada vez mais integrado na moda ocidental. Muitas luzes, vestes extravagantes, corpos bonitos e uma boa organização marcaram esta iniciativa.
Segundo Carmona Rodrigues, presidente da Câmara de Lisboa, em declarações ao DailyModaLisboa, “actualmente a autarquia é financiadora quase absoluta do evento”, isto porque os fundos provenientes de Programas Comunitários foram cortados, criando uma situação bastante constragedora para a organização. Carmona Rodrigues considera, ainda, que “faz sentido que a Câmara apoie a realização das edições, mas o papel da ModaLisboa ultrapassa as edições e cruza-se em grande parte com a própria indústria têxtil e com o tecido empresarial e económico”.
Neste evento foi possível encontrar, ao lado de grandes nomes da sociedade portuguesa, um elevado número de estudantes de design. Um facto que se deve em muito ao esforço que a organização empreendeu neste sentido, com o envio de convites para diversas instituições de Ensino Superior.
Da UBI foram muitos os que se deslocaram aos armazéns Terlis, em Lisboa, onde decorreu este evento. Segundo Sara Lumeline, estudante de 4º ano de Design Multimédia, aquilo que a atraiu a este evento foi o gosto pela moda e a vontade de ver, ao vivo, como funciona a organização de um evento desta envergadura. Sara Lumeline considera, ainda, que a ModaLisboa “não teve pontos negativos” e que foi “muito bem organizada, estando por isso de parabéns”.