Por Marisa Avelar


Luís Aleluia, João Rodrigo e Fátima Couto são alguns dos actores que fazem parte do elenco desta peça

Com casa praticamente cheia, subiu ao palco um elenco de luxo que foi visto e aplaudido por um público de todas as faixas etárias. “Isto só visto” é uma peça pautada pela diversidade em palco, visto que houve de tudo um pouco. A peça começou com o toque dos sinos e, logo de seguida, entrou em cena Piedade Fernandes a cantar uma música alusiva às marchas populares, o fado foi também um género musical presente e muito aplaudido pelo público. Mas, foram sobretudo as críticas ao governo, aos ministros e às acções que têm sido tomadas pelos mesmos que preencheram a maioria da peça. Houve também tempo para falar na “quinta das adversidades”, no caso Marcelo Rebelo de Sousa e, ainda, na reforma choruda de alguns empregados da Caixa Geral de Depósitos. Os actores interpretaram várias personagens, desde feirantes a pessoas do campo, alentejanos e nortenhos, até o menino Tonecas fez uma visita à cidade neve, levando o público ao riso fulminante.
A peça foi conduzida pelos consagrados actores Luís Aleluia, João Rodrigo, Maria Tavares, Lourdes Rodrigues, Piedade Fernandes e Fátima Couto. O produtor da Revista afirmou que “a digressão pelo país tem estado a correr muito bem” e tenciona “para o ano voltar à Covilhã com esta ou outra Revista”.
No fim do espectáculo, o público estava completamente maravilhado, e espera que volte a “haver mais iniciativas destas na cidade” como foi dito por Marieta Fonseca, de 62 anos. Luís Silva, de 34 anos, classificou a Revista à Portuguesa como “espectacular” e acrescenta que “devia de haver mais eventos dentro do género”.