As duas entidades assinaram um protocolo para desenvolver a modalidade
Voleibol
Federação assina protocolo com Politécnico de Castelo Branco

Uma semana depois de ter assinado um protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Esgrima, a Escola Superior de Educação volta a associar-se a outra entidade federativa. Agora, também o voleibol passa a ser uma modalidade privilegiada na instituição albicastrense.


NC / Urbi et Orbi


A Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) assinaram na quarta-feira, 20 de Outubro, um protocolo de cooperação visando, sobretudo, o fomento da modalidade e o reforço da formação.
O protocolo tem o prazo de um ano, automaticamente prorrogável, e o seu objectivo é a cooperação nos domínios da formação, da investigação, das actividades, da consultadoria, na prossecução do desenvolvimento do voleibol, da cultura desportiva e do associativismo desportivo português.
No domínio da formação, a operacionalização do respectivo objectivo passa por realizar acções e cursos com a colaboração científica e tecnológica da ESE, reservando-se sempre uma quota mínima para discentes do Curso de Licenciatura de Educação Física.
Outro objectivo é promover as condições inerentes à criação de “Centros Gira-Vólei”, nomeadamente potenciando as relações privilegiadas da ESE com as escolas de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das suas actividades de Prática Pedagógica e ainda no apoio a instalações, materiais e transportes para a realização de actividades práticas.
O protocolo assinado pretende ainda apoiar documental e tecnicamente os quadros de suporte à actividade, dirigentes, técnicos, atletas, árbitros, pessoal paramédico, entre outros, provenientes da estrutura académica.
No que diz respeito à investigação, serão instituídos prémios FPV a trabalhos científicos, no âmbito da modalidade, realizados por estudantes da ESE. A escola, por seu lado, coloca à disposição da FPV todos os meios para a realização de pesquisa científica, em quaisquer âmbitos desportivos, bem como as próprias instalações para a realização de eventos.
Este tipo de protocolos não é novidade no Instituto Politécnico albicastrense. Na semana anterior, na segunda-feira, 11, a Escola Superior de Educação já tinha celebrado um diploma idêntico com a Federação Portuguesa de Esgrima. Um documento que tem, também, um prazo de um ano e que visa implementar e divulgar a prática da modalidade na região.