Festival Internacional
"Cidade está divorciada da cultura"

Numa altura em que decorre o Festival Internacional de Música Tradicional, no Cine-Teatro Avenida, o líder do grupo Musicalbi não entende a fraca afluência da população a espectáculos culturais. Carlos Salvado diz que a situação é "uma vergonha"

NC / Urbi et Orbi


"A cidade está divorciada da verdadeira cultura". A frase é de Carlos Salvado, do Grupo de Música Popular Musicalbi, e dita no momento em que, no passado sábado, arrancava no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, o Entrelaços 2004 - 5º Festival Internacional de Música Tradicional que vai decorrer até ao próximo dia 6 de Novembro.
Lamentando que, "num festival desta envergadura apenas estejam aqui oito dezenas de pessoas", Salvado não entende tal ausência, já que "o programa deste evento é excepcional, com preços bastante acessíveis, pelo que é muito mau apostarmos nesta festa de raíz cultural, e nem sequer vemos esgotada a sala do Cine-Teatro, quando estamos perante uma cidade que tem mais de 30 mil habitantes, acrescida de ser capital de distrito", recordando igualmente o espectáculo de bailado com Olga Roriz, que teve lugar na passada quinta-feira, em que "esta casa de espectáculos registava apenas umas escassas duas centenas de pessoas", considerando tal facto, "uma vergonha".
Apesar deste contra-tempo, Carlos Salvado, mostra-se esperançado que "os próximos espectáculos tragam mais gente ao Cine, pois o cartaz é excelente".
O Entrelaços - 2004 teve o seu início com a actuação dos Amigos dos Bombos, grupo de bombos tradicional de Vales do Rio e os Roldana Folk. No próximo sábado, actuam os Cadenza, um grupo irlandês de música celta. Vindos do noroeste da Irlanda, os Cadenza prometem deliciar os albicastrenses, à boa maneira celta, com a sua música tradicional folk e com os seus originais, onde ecoam sonoridades mais contemporâneas.Após o primeiro álbum "Marking Waves - 2000", muito aclamado pela crítica, e várias digressões internacionais, eles estão de volta à estrada com um novíssimo trabalho "Attic Notes 2004".
No dia 6 de Novembro chega a vez dos Ventos da Líria. Estes interpretam maioritariamente temas celtas, de Astor Piazzola, danças ocultas e originais. O grupo pretende tornar-se numa alternativa à música existente na região, abrangendo um público muito variado de todas as idades.
Os Musicalbi vão encerrar o certame. Recolher, divulgar a música tradicional portuguesa, bem como a criação, ou recriação, de temas tradicionais, respeitando as raízes, são as principais características do projecto Musicalbi. Considerado uma das referências da nova música tradicional, o Musicalbi foi gradualmente introduzindo novos instrumentos e novos arranjos criativos trazendo assim novas sonoridades para a música tradicional, cruzando ambientes musicais portugueses com celtas, galegos e árabes. Em palco apresenta um espectáculo vivo, alegre e contagiante.