NC / Urbi et Orbi


Apostar em iniciativas diferentes para Gouveia é uma intenção da câmara

“Gouveia Sempre: faça neve ou faça sol”. É este o slogan da mais recente campanha de promoção da cidade gouveense lançada na passada sexta-feira, 22, pela autarquia. Depois de “Gouveia, Capital da Aventura”, a Câmara Municipal decidiu, desta vez, convidar a população a dar o rosto, gratuitamente, pela promoção da sua cidade, tendo sido escolhidas através de um casting 18 pessoas que agora integram o cartaz promocional.
Segundo o presidente da autarquia, Álvaro Amaro, esta foi a forma encontrada “para que Gouveia se projecte também a partir dos gouveenses e com os gouveenses”. Acerca do lançamento frequente de campanhas publicitárias da “cidade-jardim”, o autarca justifica: “Sempre tive uma preocupação desde que me candidatei, que era recolocar Gouveia no mapa. Acho que está recolocada, fruto de muito trabalho e de ter a felicidade, através da coisa melhor que há na vida, que é o capital de conhecimentos, e de pô-los ao serviço da nossa terra”.
Álvaro Amaro defende que “as terras desenvolvem-se promovendo-se e, ao mesmo tempo, fazendo obras”. A campanha, de acordo com o edil, “tem a sua originalidade e ajuda também a devolver aos gouveenses a auto-estima e o orgulho, que andavam muito por baixo”. A nova imagem de Gouveia deverá ser agora publicitada através de “outdoors”, sobretudo na Região Centro, mas poderá também chegar a outras zonas do País.

Pela Rota dos Penedos Mouros

Em Gouveia foi também inaugurado mais um trilho pedestre - “Rota dos Penedos Mouros” -, o terceiro da Rede Municipal de Percursos Pedestres de Gouveia. Para Álvaro Amaro, a criação ou recuperação destes percursos constitui “um dos pilares considerados fundamentais na estratégia de desenvolvimento do concelho, que tem como objectivo central o turismo em várias vertentes, seja a desportiva, a de natureza, ou a cultural”.
O autarca goveense salienta que “há hoje um incremento muito forte na Europa deste género de desporto”. E assegura: “Há muita gente que tem como desporto preferido caminhar, daí a aposta nesta rede de percursos”. A “Rota dos Penedos Mouros” é a terceira inaugurada pela autarquia e a respectiva cerimónia contou com a presença de Alexandra Fernandes, figura da televisão portuguesa e engenheira agrónoma de formação.
A “Rota dos Penedos Mouros” tem 18 quilómetros, abrange as freguesias de Vinhó, Nespereira, Arcozelo e Rio Torto e demora cerca de cinco a seis horas a percorrer. O percurso caracteriza-se por uma paisagem essencialmente rural, para além dos aspectos arqueológico e religioso também presentes.