Por David de Sousa


Os participantes classificam de "enriquecedora" a participação neste tipo de debates

Novo ano de debates arranca na Universidade da Beira Interior (UBI). O clube de debates, criado no ano anterior, na UBI, surgiu no seguimento de um workshop presidido por Pedro Alves da Associação Nacional de Debates. A iniciativa foi nessa altura realizada pelo Departamento de Letras, no Pólo do Ernesto Cruz, por Luísa Queirós de Campos e por António Fidalgo, ambos docentes da UBI.
Este clube serve para ensinar o modo e os moldes em como se deve realizar um debate formal. É como se fosse um jogo. Existem duas equipas formadas por três elementos cada, essas equipas são designadas por governo e oposição. Esta interacção é alternada, primeiro fala o presidente quer do governo quer da oposição, depois argumentam os outros quatro intervenientes do debate alternadamente tendo como mediador o presidente da mesa. No final da argumentação e da contra-argumentação cabe à audiência deliberar quem vence a argumentação do debate.
O clube actualmente não é muito extenso (13 elementos) embora seja o suficiente para a criação de um debate. Por detrás da iniciativa está todo um trabalho que necessita ser realizado. Essa tarefa cabe a apenas três elementos, são eles Ana Leonor Santos, docente na UBI e presidente desta direcção, João Simão, webmaster do clube e Igor responsável pela divulgação do clube. A ambição deste grupo é levar os debates a toda a universidade fazendo com que diferentes cursos se confrontem. A grande ambição é o confronto entre universidades.
Os intervenientes nos debates da passada semana acham que “é uma excelente oportunidade participar em iniciativas deste género”. Para Helena Ferreira, docente do Departamento de Matemática “é uma experiência enriquecedora porque para falar é necessário pensar”. Segundo João Santos, aluno de Filosofia, “o debate ajuda-nos a desenvolver a técnica discursiva ou retórica e facilita a argumentação e contra-argumentação”.
O próximo debate público é no dia 15 de Dezembro e a preparação para o mesmo é realizada quinzenalmente.