A forma de relacionamento entre as autoridades policiais e os media vai estar em debate na UBI
Conferência
Jornalistas e polícias na mesma sala

São os novos desafios que surgem na relação diária entre a polícia e os profissionais da comunicação social que vão estar em debate dia 11 de Novembro na Universidade da Beira Interior.


Por João Simão


É para analisar a evolução do relacionamento entre a comunicação social e a polícia bem como para debater os prós e contras de uma relação aberta entre os dois que surge a conferência “Policia e comunicação social: Novos desafios”.
A importância que a comunicação social e também a policia têm na nossa sociedade e a necessidade do entendimento e convivência saudável entre as duas são os principais motivos que levam à realização deste encontro, como explica Leonel Silva um dos organizadores, “a comunicação social tem um papel muito importante na relação com a polícia pois funciona como veiculo que pode divulgar o seu trabalho e levar a uma maior abertura desta à sociedade, o que confere maior confiança no trabalho das forças de segurança.”
As “muitas notícias com base em informações da polícia e a necessidade de uma boa relação entre autoridades e comunicação social” são para Paulo Serra, outro dos organizadores, um factor muito importante a ter em conta e a debater nesta conferência.
Numa relação por vezes complicada entre a polícia e os jornalistas surgem a cada dia novos desafios a ambos. “O que pode a comunicação social divulgar em relação a determinados casos em investigação? Será que não haverá limites?”, pergunta Leonel Silva. É sobre estes desafios colocados no dia a dia que se irá debater.
Os principais visados com esta conferência são os alunos de Ciências da Comunicação e os membros das forças de segurança, no entanto o evento é aberto a todos os interessados.
A conferência tem início marcado para as 14h30 do dia 11 de Novembro, no anfiteatro da Parada. Vão intervir o Professor Paulo Serra, director da licenciatura em Ciências da Comunicação da UBI, em seguida toma da palavra o jornalista do “Jornal de Notícias” Carlos Tomás. Haverá ainda uma intervenção do Presidente do Sindicato de Profissionais de Polícia (SPP) da PSP, António Ramos e do Director do “Jornal do Fundão”, Fernando Pauloro das Neves. Agendado para as 16 horas está um debate que será moderado por Leonel Silva do SPP-PSP.