Por Mariana Pombo


Cerca de 40 alunos estiveram durante quatro dias a navegar na Internet, sem parar

Entre os dias 29 de Outubro e 1 de Novembro decorreu, na Universidade da Beira Interior (UBI), a Lan Party v 5.0. Uma iniciativa do Núcleo de Informática (NINF) para alunos desta universidade.
Pela quinta vez o NINF põe em acção este evento e contou com os apoios do Centro de Informática (CIUBI), que forneceu 20 Mbits de rede, da Universidade, que disponibilizou a sala de Testes do Pólo I e as switches (distribuidores de rede), e ainda patrocínios de algumas entidades particulares.
As inscrições, abertas com uma semana de antecedência, podiam ser feitas na sede do NINF e o preço de inscrição estabelecido era de sete euros e meio, para
sócios, e dez euros, para não sócios. Dos 70 alunos esperados inscreveram-se 40. A organização refere que “na semana anterior ocorreram as festas da Recepção ao Caloiro e esta semana também o feriado prolongado, o que levou muitos alunos a casa”.

Quatro dias “colados” ao computador

Para participar na Lan cada aluno leva o seu computador, cabos de rede, extensões triplas, phones e por último sacos-cama e comida. Durante quatro dias os computadores ligam-se em rede e assim se mantém fazendo downloads e partilhando ficheiros. A maioria dos participantes inscreve-se em torneios oficiais de jogos em rede como Warcraft, Counter Strike, Unreal Tournament 2, Colin McRae ficando habilitados a vários prémios (volante, teclado, rato sem fios, colunas, horas grátis na Extreme lan house). Uns jogam horas a fio e ficam a madrugada toda vidrados nos ecrãs, outros instalam-se nos seus sacos-cama por algumas horas. A sala está sempre aberta e por isso um elemento da organização tem de ficar acordado para tomar conta do material. A
alimentação fica à responsabilidade de cada participante. Uns levam batatas fritas, sumos, bolachas, outros optam mesmo por fazer uma pequena pausa e comer fora.
Segundo Joel Carvalho, um dos organizadores, jogar é talvez o melhor que se pode fazer na “Lan” visto que os 20 Mbits são insuficientes e não permitem fazer os downloads pretendidos pois a ligação cai constantemente. Este aluno chega mesmo a afirmar que “a ligação é tão má ou pior que aquela que se tem na biblioteca da universidade”.
Quanto ao local cedido para a realização da “Lan”, Joel Carvalho afirma que “a sala de Testes tem o melhor espaço para o evento, no entanto apresenta também alguns inconvenientes, como as goteiras que afectam uma parte da sala e que por isso teve de ser isolada. Apesar dos pequenos senãos a maioria dos alunos participa na “Lan” essencialmente para se divertir, conviver e jogar. Encontram-se não só alunos de
informática como também de psicologia e civil.