A tese de Nuno Rodrigues surge depois de algum tempo como treinador de atletas
Mestrado em Ciências do Desporto
Como descobrir craques da bola

A psicologia do desporto pode ajudar a encontrar os talentos do futebol. É pelo menos esta a tese de mestrado de Nuno Rodrigues.


Por João Simão


“Detecção de talentos na modalidade de futebol – O contributo da psicologia do desporto” foi o titulo da dissertação de Mestrado apresentada sexta-feira, dia 29, na Sala dos Conselhos, da UBI pelo agora Mestre, Nuno Filipe Rodrigues.
Numa altura em que muito se procuram jovens talentos no futebol, esta tese procura indicar um caminho para identificar futuros futebolistas de elite. Para Nuno Rodrigues, através dum trabalho sistemático e criterioso, fazendo uma analise do perfil psicológico do jovem jogador é possível encontrar os melhores.
A “receita” para através da psicologia do desporto se encontrarem os talentos no futebol passa por “um trabalho sistemático, criterioso e objectivo de forma a que as pessoas que tenham formação e especialização possam continuar o seu trabalho mais coerente, concreto e definido” como expõe o agora Mestre.
Esta tese de mestrado surge depois dum trabalho com camadas jovens que Nuno Rodrigues realizou enquanto treinador. O autor do trabalho pretende assim com o seu estudo contribuir para uma melhor avaliação, por parte dos treinadores, dos jovens jogadores de futebol.
Para Nuno Rodrigues “os treinadores que fazem o seu trabalho com jovens devem fazer pesquisa para avaliar nos seus atletas as características psicológicas e os níveis físicos e de inteligência, pois é com estes resultados que se podem identificar os melhores jogadores”, explica.
Para além duma componente muito prática realizada com uma amostra de jovens jogadores do Sporting Clube Campomaiorense, o trabalho de mestrado contou também com uma análise teórica e bibliográfica com a qual Nuno Rodrigues explicou os factores que afectam e condicionam os talentos, as formas de identificação e as etapas de selecção.