Por Eduardo Alves


Fernando Velez apresentou um trabalho sobre as futuras possibilidades dos telemóveis e outros aparelhos celulares

Foi com alguma surpresa que recebeu o anúncio referente à conquista do “Best Paper Prize”. Fernando Velez, docente da UBI participou no passado dia 20 de Outubro no V Congresso Internacional sobre Tecnologias Móveis de Comunicação. Este encontro, que juntou em Londres mais de 200 especialistas na área das redes móveis contou com o patrocínio de uma marca de telemóveis.
Organizado pelo Instituto da Electricidade inglês (IEE), o evento tem como principal fundamento a apresentação e discussão das últimas investigações sobre a especialidade. Fernando Velez apresentou um trabalho intitulado “Cenários e caracterização de aplicações para redes UMTS melhoradas”. Um estudo que fala sobre as futuras possibilidades dos telemóveis e outros aparelhos celulares. Desde o visionamento de televisão até navegar na Internet, com mais qualidade e rapidez do que os actuais UMTS.
Com este trabalho, o docente português alcançou o reconhecimento de melhor paper apresentado durante o congresso. Um título a juntar a um currículo “vasto”, refere o docente, que também por esta altura viu a Ordem dos Engenheiros distingui-lo com o grau de especialista, na sua área.