Por Luis Franco


Debater o desenvolvimento das Universidades foi um dos objectivos desta iniciativa

O Departamento de Gestão e Economia da UBI (DGE) organizou, na passada semana, o II Seminário Internacional da Rede AlfaPlanGies, na qual a UBI está inserida. Este seminário teve como objectivo debater, entre investigadores das oito universidades, o desenvolvimento sustentável através de três abordagens: conceptualização do conceito, quais os desafios que este impõe à Universidade e como reorganizar a gestão estratégica da Universidade.
A escolha da UBI para participar na Rede Alfa para acolher e organizar este seminário deveu-se, segundo Alcino Pinto Couto, professor do DGE e Coordenador Local da Rede Alfa, "ao reconhecimento implícito de que existe capacidade de organização e de investigação", por parte do Coordenador Internacional desta rede.
Com este encontro da Rede Alfa foi possível criar a base teórica que irá permitir que se criem os instrumentos operacionais que permitam reorganizar a gestão estratégica da Universidade, tendo em conta os desafios que o desenvolvimento estratégico coloca. A discussão desta questão foi remetida para o III Seminário Internacional, a realizar em Marão, na Costa Rica.

Desenvolvimento sustentável

Segundo Alcino Couto, "o desenvolvimento sustentável impõe uma reorganização do conhecimento numa base completamente distinta daquilo que tem sido feito até agora. Não é possível, hoje, ser abordado exclusivamente pela perspectiva do engenheiro, do economista ou de uma outra área específica. Implica, fundamentalmente, uma integração de conhecimentos interdisciplinares."
Por outro lado, torna-se necessário esclarecer que o conceito de desenvolvimento sustentável não se limita à questão do crescimento económico, mas que também abrange variáveis de natureza social e de natureza ambiental.
Aqui se levantam várias questões, que foram discutidas neste seminário internacional de investigadores. Como terá a Universidade que reorganizar o conhecimento que produz? Quais as implicações nos centros de investigação?
Perante estas incógnitas, torna-se necessário cruzar conhecimentos, criar equipas multidisciplinares, ensinar, tanto na componente de ciência e tecnologia, como na componente educacional, de uma educação para a compreensão do desenvolvimento sustentável. Por outro lado, os investigadores consideram “essencial” elaborar um novo contrato social entre a Universidade e a Comunidade.