A beleza das coisas simples






Essaouira



Marrocos








Por Catarina Rodrigues


Essaouira, na costa marroquina, é cidade património da humanidade. Parece uma terra perdida no tempo e encanta viajantes de todo o mundo. A pequena cidade piscatória situa-se a duas horas de estância balnear de Agadir e a cerca de 180 quilómetros de Marraquexe.
É um refúgio mágico com ondas que muitos consideram perfeitas. Artistas, intelectuais ou simples viajantes procuram em Essaouira um retiro espiritual. Os amantes da prática de surf e windsurf parecem também ter encontrado aqui, um local privilegiado para desenvolver estes desportos. Mas é importante salientar que a praia de Essaouira é demasiado ventosa e até mesmo perigosa para banhistas tradicionais que simplesmente procuram um lugar ao sol. Durante o Inverno as ondas chegam a atingir os cinco metros de altura.
A medina de Essaouira, local de maior concentração do povo, com os velhos mercados, é de pequena dimensão, mas encerra um conjunto de edifícios caiados de branco, onde o azul pintado à volta de portas e janelas sai enaltecido. A muralha que rodeia toda a medina deixa perceber que em tempos a localidade foi bastante cobiçada necessitando por isso de estar bem protegida.
As ruas são estreitas e sinuosas, entre os pequenos edifícios, como que a proteger os habitantes dos ventos fortes chegados do Atlântico.
A cidade caracteriza-se ainda por uma mistura de culturas onde se encontram as civilizações europeia, árabe e africana.
As pensões são poucas e podemos dizer que por vezes a qualidade deixa muito a desejar. Mas a hotelaria tem vindo a desenvolver-se nos últimos anos. Surgiram mesmo pequenos hotéis de luxo instalados em casas tipicamente marroquinas. Essaouira ainda não foi invadida por turistas o que lhe confere algum misticismo, apesar de ter sido já anunciada a construção de um complexo turístico de grandes dimensões.
Uma viagem a Essaouira obriga a uma visita ao Marche dês Poissons, onde é possível encontrar produtos naturais, especiarias, e outras coisas. A Galerie Jama El Boussaidi reserva também algumas surpresas, especialmente para apreciadores de antiguidades. Desde cerâmica e jóias a objectos étnicos tudo pode ser aqui encontrado, apesar de para isso ser necessário algum dinheiro.
A Galerie Aida é outro local a não perder. Uma forma de conhecer e adquirir livros, velharias e obras de artistas locais. Para os praticantes de windsurf estão disponíveis várias lojas de artigos para desportos náuticos.
Essaouira é de facto um lugar mágico que deve ser aproveitado por todos aqueles que tenham oportunidade para tal. Uma forma de apreciar e dar o devido valor às coisas simples da vida que no dia a dia nos escapam.