Continuar o trabalho pioneiro desenvolvido até ao momento é um dos objectivos deste festival
Novidad Digital Film Festival
Iniciativa pioneira a nível nacional

O primeiro Festival Internacional de Cinema Digital e Multimédia, organizado pelo Cine Clube da Beira Interior (CCBI) e pelo Cybercentro da Covilhã irá decorrer entre os dias 9 e 13 de Novembro na Cinubiteca da UBI e no Teatro Cine da Covilhã. Divulgar o cinema digital e multimédia como uma expressão de arte nova e encorajar a produção nacional são os principais objectivos da iniciativa.


Por Nuno Fernandes


Com o claro objectivo de continuar o trabalho desenvolvido pelo Festival Novidad 2003, a cidade da Covilhã volta a ser o grande palco nacional do cinema digital. Este ano o Novidad - Digital Film Festival correu o risco de não se realizar, como referiu ao Urbi et Orbi, Frederico Lopes, presidente do Cine Clube da Beira Interior (CCBI). “Em Setembro estive prestes a apresentar o pedido de demissão por não ter condições objectivas para cumprir o programa de actividades, no qual se incluía a realização do Novidad”, explica. Facto preponderante para a realização deste evento foi a participação activa de três alunos da UBI e o forte envolvimento do Cybercentro, proporcionando assim desta forma que em pouco mais de dois meses o Novidad visse a luz do dia.
Um aspecto curioso deste Novidad, segundo o presidente do CCBI, é o facto do festival atrair a atenção do País, por ser o único do género a nível nacional, e na Covilhã o impacto não ser tão forte, talvez porque segundo nos diz Frederico Lopes “as instituições e empresas locais parecem não acreditar muito no Novidad ou então, ainda não perceberam como este projecto tem pernas para andar”.
O programa do festival deste ano é mais atractivo e com uma maior qualidade apesar do evento ter uma menor duração temporal, em relação ao ano passado. Para o presidente do CCBI o Novidad deste ano, além da forte aposta na divulgação, e do facto da programação ter sido “feita por uma equipa de gente jovem” com o claro propósito de atingir um “maior sucesso junto da comunidade estudantil da Covilhã, que é hoje o coração da cidade e o nosso público-alvo, por excelência” irá beneficiar em muito a visibilidade do Novidad.
Ao longo deste festival o público que se deslocar à Cinubiteca da UBI ou ao Teatro-Cine da Covilhã poderá ver exposições de fotografia analógica e digital, retrospectivas e a ante-estreia nacional do filme “Immortel” como uma mostra do que se consegue quando se incorporam novas tecnologias na realização cinematográfica. Será ainda apresentada ao público a mais recente curta-metragem de Telmo Martins, "Suspeito".
Quando questionado sobre o futuro deste festival, Frederico Lopes espera “que os próximos corpos sociais do CCBI, que irão ser eleitos em Março de 2005, continuem com este projecto que, tendo sido criado por mim, apenas ao Cine Clube da Beira Interior pertence".
Frederico Lopes alimenta a esperança de que "outras instituições locais e regionais compreendam os objectivos e o espírito do Novidad e estejam dispostas a acarinhar este festival, justamente como este ano aconteceu com o Cybercentro da Covilhã, sem o qual teria sido impossível realizar a edição deste ano". O responsável salienta que "este festival pode ajudar a projectar ainda mais a cidade da Covilhã e a região.”
O I Festival Internacional de Cinema Digital arranca hoje, terça-feira, às 21h30 no Teatro-Cine da Covilhã e prolonga-se até ao próximo dia 13.


Programa

Novidad - Digital Film Festival
I Festival Internacional de Cinema Digital
9 a 13 de Novembro - Covilhã

9 de Novembro - Terça-feira

21h30
Abertura oficial do Novidad Film Fest com Festival Multimeios
Exibição da curta-metragem "Suspeito" de Telmo Martins
Exibição do filme "Immortel" de Enki Bilal

10 de Novembro - Quarta-feira

14h30
Abertura do trabalho fotográfico de Gonçalo Cadilhe "Volta ao mundo em oito meses"
Abertura da exposição fotográfica de Carmen Tomé
Abertura da exposição fotográfica "Our Litle World" de Barbara Semeenk

21h30
Sessão competitiva nº 1

23h00
Panorama Internacional Michel Gondry

11 de Novembro - Quinta-feira

21h30
Sessão competitiva nº 2

23h00
Panorama Internacional Chris Cunningham

12 de Novembro - Sexta-feira

21h30
Sessão competitiva nº 3

23h00
Retrospectiva Rui Simões

13 de Novembro - Sábado

14h30
Apresentação do livro "Suleiman" de Álvaro Faria

16h30
Mostra nacional

21h30
Encerramento oficial do Novidad Film Festival com Festival Multimeios
Exibição de trabalhos premiados

Workshop's

Cine Vídeo orientado por Rui Simões.
Dir. de Fotografia Digital orientado por Pedro Azevedo.


Locais
Dias 9 e 13 - Teatro-Cine
Dias 10, 11 e 12 - Cinubiteca - UBI
Vídeo instalações e exposições
Apresentação do livro de Álvaro Faria - Amo-te Covilhã
Workshop's - Cybercentro da Covilhã