Maria da Graça Carvalho, (à esquerda), presidiu às comemorações
Comemorações ao mais alto nível
Ministra no aniversário do Politécnico

A Ministra do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho foi a convidada de honra do Politécnico albicastrense, que completou 24 anos de actividade. A cerimónia festiva decorreu ontem, segunda-feira, 8.


NC / Urbi et Orbi


O Instituto Politécnico de Castelo Branco comemorou ontem os seus 24 anos de funcionamento, apesar de ter atingido na quinta-feira passada essa idade (a sua criação aconteceu a 26 de Dezembro de 1979, mas iniciou funções apenas a 28 de Outubro de 1980). A cerimónia foi adiada para agora de modo a conjugar esse marco histórico com a deslocação da ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, ao Fundão, onde participou na cerimónia de assinatura do protocolo entre a autarquia local e o IPCB para a criação da Escola Superior de Turismo na cidade.
O dia foi marcado pela entrega de bolsas de mérito aos melhores alunos do Politécnico, que habitualmente distingue dois alunos em cada uma das seis escolas e ainda atribuída uma bolsa, pelo Governo Civil de Castelo Branco, ao melhor aluno bolseiro do distrito albicastrense. Decorreu também a inauguração da loja do IPCB, que vai contemplar um ciberespaço, um espaço destinado à “divulgação de tudo o que seja produção de edições IPCB” e ainda uma livraria.
Foi ainda oficialmente inaugurado na instituição de ensino superior o ponto de acesso a todas as publicações on-line do Instituto Nacional de Estatística (INE). Recorde-se que os dois organismos celebraram um protocolo de colaboração no passado mês, com uma validade de cinco anos e automaticamente renovável por períodos de um ano, que permite à comunidade educativa e também ao público em geral aceder, gratuitamente, à informação produzida pelo INE. Trata-se do projecto “Rede de Informação do INE nas Bibliotecas Universitárias”

Caixa Geral de Depósitos e IPCB reforçam parceria

O Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Caixa Geral de Depósitos reforçaram na passada semana, com a assinatura de mais um Protocolo Financeiro e de Cooperação, a ligação que mantêm há 24 anos. O protocolo agora assinado não é mais que o prolongamento e melhoramento de outro assinado há já dez anos e que, de dois em dois anos, ia sendo renovado automaticamente.
O documento agora assinado é um ”instrumento financeiro que visa estabelecer os termos da cooperação entre a Caixa e o IPCB, abrangendo as Escolas que o compõem actualmente e que no futuro possa vir a integrar”. Neste âmbito, caberá à Caixa, entre outras coisas, disponibilizar ao IPCB condições especiais na área financeira e na prestação de serviços; disponibilizar à População Escolar (docentes, alunos e pessoal administrativo e auxiliar) produtos e serviços financeiros em condições preferenciais; conceder, anualmente, ao IPCB um patrocínio de cinco mil euros para apoio financeiro de iniciativas próprias ou das Escolas; instituir dois prémios anuais, no montante global de mil 250 euros, a atribuir ao melhor licenciados das Escolas Superiores de Saúde e de Gestão.
Relevante neste protocolo é ainda a disponibilidade da Caixa continuar a assegurar, para toda a População Escolar, a produção gratuita de cartões de identificação – designados de CAIXAUTOMÁTICA POLITÈCNICO - que simultaneamente admitem as funções de cartão de débito.