Por Rosa Carina Outeiro


A Vantagens e potencialidades de um programa informático foram apresentadas na UBI

Realizou-se no passado dia 4 de Novembro, no anfiteatro 6.01, o evento ASP NET Academic Tour organizado pelo Departamento de Informática. Este evento contou com a presença de vários membros da Microsoft e de Nuno Godinho, representante da Rumos, empresa de formação e outsourcing contratada pela Microsoft com a função de transmitir as vantagens e potencialidades do programa Dot.Net.
Dot.Net é o nome da tecnologia para o desenvolvimento aplicacional que utiliza a plataforma Microsoft.Net. A rapidez e o facto de não exigir muita aprendizagem são dois dos pontos que a caracterizam.
O ASP.NET Academic Tour dirige-se essencialmente às universidades e aos seus estudantes, de maneira a que estas consigam, através da utilização deste sistema, preparar melhor os seus alunos para o mercado de trabalho. Pretende, também, sensibilizar os docentes das instituições, para que estes passem a incluir o Dot.Net nos seus planos de ensino, de forma a abrirem cada vez mais portas e saídas profissionais que possibilitem aos alunos vingarem na sua actividade profissional.
Destina-se ainda a todo o tipo de empresas, dada a abrangência do sistema. Existe, em Portugal, muita procura no que respeita a este tipo de aplicações, como referiu Nuno Godinho “ 50 por cento dos pedidos a nível de emprego são para trabalhar em Dot.Net ”.
Segundo o orador, a utilização deste programa revela-se uma mais valia para as instituições de ensino que nele apostam, visto que ganham prestigio e notoriedade há medida que as empresas se apercebem que os seus alunos estão preparados para trabalhar com este tipo de tecnologia.
O acesso a esta aplicação não é restrito. Qualquer pessoa pode facilmente tê-la em sua casa, desde que possua as licenças necessárias para o efeito. Estas são de baixo custo e podem ser conseguidas junto da Microsoft.
A iniciativa que já contou com a participação da UBI e dos Institutos Politécnicos da Guarda e Castelo Branco pretende chegar a todas as universidades. Brevemente irá realizar-se em Portalegre.