A manifestação de estudantes percorreu as princiapis artérias da capital do País
Manifestação Nacional
Apenas 30 ubianos em Lisboa

Aproximadamente 4 mil estudantes atravessaram a cidade de Lisboa, quinta-feira, em protesto contra as propinas, as prescrições e a falta de acção social no ensino superior. Entre estes encontravam-se 30 estudantes da UBI.


Por Luis Neves Franco


Esta foi a primeira acção de luta em que a academia ubiana participou, desde a eleição da actual Direcção da Associação Académica. Contudo, foi também aquela em que participou um dos mais reduzidos números de estudantes da Universidade da Beira Interior.
Nuno Costa, presidente da Direcção da AAUBI, sublinha que a principal exigência das associações para esta manifestação é a revogação da Lei de Bases de Financiamento do Ensino Superior.
Para Artur Patuleia, antigo dirigente da AAUBI, esta acção é mais uma resposta dos estudantes aos diversos ataques do governo ao ensino superior público. De acordo com este, o número reduzido de participantes, comparando com o ano passado, deve-se "à fraca divulgação da iniciativa e à instrumentalização partidária existente no movimento associativo".
O presidente da AAUBI respondeu, contrapondo o desinteresse dos estudantes relativamente aos problemas do Ensino Superior como causa para esta fraca participação. Justifica, ainda, a falta de divulgação com os problemas financeiros da Associação Académica da UBI.
Vasco Cardoso, ex-Presidente da Direcção da AAUBI, considera que o enfraquecimento da luta se deve à “dinâmica que as diferentes associações de estudantes imprimem à contestação estudantil e à mobilização. Acredita, apesar disso, que os estudantes que participaram irão transmitir a mensagem e motivar os colegas. Considera, assim, que os estudantes são “corredores de fundo”, que não desistem de lutar até conseguirem aquilo a que têm direito.
Relativamente a resultados, Nuno Costa considera que ainda é possível haver alterações na política do governo, não considerando possível a revogação da Lei de Bases de Financiamento. Vasco Cardoso deixa, ainda, um recado para a actual direcção da AAUBI: “Ouçam os estudantes.”

Confusões Nacionais

A Federação Nacional de Estudantes do Ensino Superior Particular e Cooperativo (FNEESPC), como meio de contestação às formas de luta das associações do Ensino Superior Público, marcou um Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) Extraordinário. Esta iniciativa deriva do facto de a FNEESPC considerar, segundo declarações do seu presidente, que os problemas do Ensino Superior Português deveriam ser resolvidos em “acções de gabinete e não na rua”.
A academia representada com o maior número de estudantes presentes foi a Universidade de Coimbra. A participação de cerca de mil estudantes desta universidade deveu-se, em grande parte, ao clima que se tem vivido nesta desde o caso da carga policial à porta do edifício onde decorria a reunião do Senado para a fixação do valor da propina. De uma forma geral, a manifestação foi calma ao longo de todo o percurso.