Por Daniela Santos


A recolha de sangue entre os estudantes universitários é uma das mais importantes acções do IPS

O Instituto Português do Sangue de Coimbra (IPSC) esteve mais uma vez presente, nos dias 2 e 4 de Novembro, na Biblioteca Central e no Pólo IV UBI, onde se efectuou a recolha de sangue dos dadores ubianos.
"Porque hoje é o outro, amanhã poderemos ser nós" a dádiva de sangue torna-se cada vez mais um dever cívico a que todos devem aceder. Apesar de pela primeira vez, o Instituto Português do Sangue (IPS) ter capacidade quase total de resposta aos pedidos, isso não implica que deixe de ser necessário dar sangue. Foi possível alcançar esta capacidade é devido ao empenho do IPS na divulgação de campanhas e à mobilidade dos postos de doação.
Papel relevante tem também os universitários neste contexto, porque tal como refere a enfermeira responsável pela acção desenvolvida na UBI “é importante começarmos pelos jovens para mais tarde haver uma maior continuidade”.
A equipa que visitou a UBI conta com especialistas médicos que se responsabilizam pela segurança dos dadores, para isso há uma série de requisitos necessários para que a dádiva possa ser feita: ser maior de 18 anos, ter no mínimo 50 quilos, ter os níveis de hemoglobina adequados e encontrar-se bem de saúde. Cada dador dá meio litro de sangue e é-lhe oferecido uma pequena refeição e a possibilidade de obter o cartão do dador onde está referenciado o seu grupo sanguíneo.
Ao slogan “Dê Sangue e traga um amigo também” mais uma vez os ubianos responderam em massa, daí que a equipa viesse reforçada com mais dois elementos pois na última visita a recolha devia ter terminado as 17h horas e terminou as 23h.
Esta participação efusiva deve-se à consciencialização de “podermos estar a salvar uma vida” refere uma aluna.
O IPS conta visitar novamente a UBI em Maio de 2005, isto para permitir que todos aqueles que agora deram sangue o possam voltar a fazer, já que é necessário um período de repouso de 6 meses entre doações.