Histórias de vários personagens dão corpo a este livro
“História de Suleiman” de Álvaro Faria
Uma história de histórias

A apresentação do livro “História de Suleiman” de Álvaro Faria decorreu no último sábado, pelas 15 horas, e integrou o Festival de Cinema Novidad. O Amo.te Covilhã foi o palco escolhido para esse momento dedicado à cultura.


Por Sandrina Leão


“Que a paz esteja contigo e tu com paz…”, estas foram as palavras que serviram de mote para dar inicio à sessão de divulgação do livro do actor e escritor Álvaro Faria “História de Suleiman”. Laurinda Ferreira, amiga do autor abriu a sessão de apresentação da obra com a leitura de um texto original, não integrado na mesma, mas que serviu como forma de introdução à “História de Suleiman”.
O livro conta a “história de várias personagens que se debatem com determinados problemas. São histórias que integram outras histórias, tendo em conta uma certa unidade” refere o escritor. Faria garante “que o livro é de leitura fácil” e que “nos permite obter vários graus de leitura”.
“História de Suleiman” é uma obra que não é baseada na ficção científica, mas que nos remete para o futuro. Sendo uma história de histórias, delas retirar-se-ão segundo o autor “ alguns sentidos da vida, temas eternos, um dos quais poderá ser a procura da felicidade”. Para Álvaro Faria esta obra “não é direccionada para as crianças, destina-se a um público jovem e adulto”.
Assumindo já ter escrito algumas peças de teatro, Álvaro Farias diz que “foram representadas, mas nunca publicadas”, o autor refere ainda que “ Suleiman é originalmente um monólogo para o actor como um contador de histórias”.
Para os mais interessados o livro custa 9.80 euros. O autor revela não ter tido conhecimento do processo de distribuição, logo não garante que “ o livro esteja à venda em todas a livrarias, no entanto afirma que “já se encontra à venda na Fnac”.