David Marques o marca o primeiro golo do Fundão

Ficha do Jogo

Estádio Municipal do Fundão
(Fundão)
(14-11-2004)



Árbitro: António João
Auxiliares: Sérgio Correia e Bruno Borges


Associação Desportiva do Fundão - 4
1-Tiago, 2-André Cunha, 3-Joca, 4-Pedro Ferreira, 5-Clemente, 6-Nuno Batista, 7-David Marques, 8-Luciano, 9-Luzio (Cap.), 10-Vaz Alves I, 11-Caniço. Suplentes: 12-Ricardo Jardim, 13-Agostinho, 14-Vaz Alves II, 15-Paulinho, 16-Mariano, 17-Zé Carlos, 18-Pina.
Treinador: Joca

Desportivo de Castelo Branco - 0
12-Luís Correia, 3-Carlos Bento, 5-João Silva, 14-Marco Soutilha, 22-Esteves, 17-Guerra, 6-Pedro Mata, 8-Hugo Adriaça (Cap.), 7-Andrade, 15-Arnaldo, 9-Hugo Duarte, 2-Lalanda, 10-Aildo, 13-Fábio Sequeira, 18-Luís António, 20-Carlos Lourenço, 21-João Victor.
Treinador: Hugo Adriaça

Ao Intervalo: 1 - 0

Marcadores: David Marques (22); Caniço (63); Pina (71 e 73).

Figura do Jogo: Pina
Saltou do banco aos 64 minutos e dinamizou o ataque fundanense, criando desequilíbrios na defesa adversária. Das duas fezes que fez o gosto ao pé marcou em apenas dois minutos. Ainda tentou o terceiro, mas rosou a barra.

6.ª Jornada da I Divisão Distrital de Castelo Branco
Uma vitória esclarecedora da A.D.Fundão

A ADF, depois do empate da última jornada em Oleiros, voltou às vitórias e com uma goleada frente ao Desportivo de Castelo Branco.

Por Ricardo Jardim


O início de jogo voltou a mostrar-nos um Fundão mais dominador que, desde cedo, dispôs de várias oportunidades para se adiantar no marcador. A boa circulação de bola na zona central do terreno proporcionou chegar ao golo aos 22 minutos por David Marques, após a cobrança de um canto.
O Desportivo C.B. tentou responder à enorme pressão dos locais, mas não conseguia responder com acutilância ao melhor futebol da equipa da casa.
Tanto assim era que Nuno Batista, ao minuto 25, surgiu na cara de Luís Correia, guarda-redes do Desportivo C.B., desferiu um remate que embateu no poste.
As fragilidades dos albicastrenses eram notórias a tal ponto que André Cunha, defesa direito fundanense, subia no terreno de jogo com enorme facilidade, tendo espaço para cruzar a bola para a área e até para rematar à baliza. O melhor que o Desportivo conseguiu na primeira parte foi um remate de Hugo Adriaça, à entrada da área, que saiu ao lado da baliza de Tiago. Até ao fim da primeira parte os jogadores do Fundão desperdiçaram inúmeras oportunidades para aumentar a vantagem, umas vezes por desacerto na hora do remate, outras pela boa intervenção de Luís Correia.

Qualidade aumenta na segunda parte

A perder, Hugo Adriaça decide reforçar o ataque ao colocar Aildo, ao intervalo, em campo. Na segunda metade o espectáculo melhorou de qualidade, apesar de logo ao minuto 48 Caniço ter sofrido um entrada dura de Marco Soutilha, que lhe valeu o primeiro cartão amarelo da partida.
Ao nono minuto após o reatamento, Vaz Alves I recebe a bola ainda no seu meio campo e embala para a grande área adversária onde é derrubado João Silva, que apenas vê o cartão amarelo. Na cobrança da grande penalidade, Nuno Batista permite a Luís Correia uma grande defesa.
Aos 60 minutos o Fundão estreia Zé Carlos, que regressa ao futebol de 11 após uma passagem pelo futsal, para o lugar de Luzio.
Os fundanenses aceleraram o jogo e o segundo golo surgiu, aos 63 minutos, com naturalidade numa jogada pela direita com Cunha a cruzar ao segundo poste onde Caniço cabeceou para o fundo das redes.
Ao minuto 69 passa sem qualquer sanção uma agressão de Hugo Adriaça a Clemente, com o cotovelo. Na sequência do lance Carlos Lourenço, que havia entrado para o lugar de Andrade, rematou ao lado da baliza defendida por Tiago.
Na resposta, ao minuto 71, Cunha assiste Pina, que substituiu Vaz Alves I, que após driblar um defesa e faz o terceiro golo do Fundão.
No reatamento da partida um jogador do Desportivo C.B. vê o adiantamento de Tiago e tenta surpreendê-lo com um remate de meio campo, a que o guarda-redes do fundanense voa para a bola e desvia-a para canto, efectuando a defesa da tarde.
O quarto golo do Fundão surge, aos 73 minutos, na sequência de um ataque pela esquerda que Luciano cruza para a grande área e Pina marca e fixa o resultado final. Este mesmo jogador poderia ter marcado mais um golo, mas cabeceou por cima da barra.
Até ao fim do jogo o Fundão dispôs de um livre à entrada da grande área, em que Joca, com um remate certeiro, proporcionou a Luís Correia uma grande defesa, e de um cruzamento/remate de Caniço a que o guarda-redes desviou para canto.
O Desportivo, ao minuto 90, dispôs da melhor ocasião de todo jogo para marcar o tento de honra através de Pedro Mata que bate Tiago, mas Pedro Ferreira conseguiu um corte providencial em cima da linha de golo, enviando-a para canto.
Face ao desenrolar do encontro apraz-nos registar a correcção e fair play postos em campo, num jogo em que a vitória do Fundão é justa.
O único aspecto negativo a realçar ocorreu no regresso aos balneários onde Aildo agrediu Caniço, mostrando falta de desportivismo.