Segundo os responsáveis pelo SASUBI, o desporto é uyma componente muito importante
Aposta em novas modalidades
Empenho desportivo exemplar

Ioga, hip hop, tai-chi e sauna são apenas algumas das modalidades que podem ser desenvolvidas na UBI. A prática desportiva está aberta a toda a comunidade universitária.


Por Joana Canais


Está em curso a nova época desportiva na UBI, sob a responsabilidade da Associação Académica da UBI e apoiada, em grande parte, pelos Serviços de Acção Social da Universidade da Beira Interior (SASUBI). Este ano lectivo começa em força, marcado pela continuidade das actividades federadas e pela aposta em novas modalidades. Encontram-se entre elas aero latina, hip hop dance, ioga, tai-chi, hapkido e sauna. As novidades são sobretudo ao nível lúdico, e alargam-se a toda a comunidade universitária (alunos, docentes e funcionários).
Manuel Silva Raposo, administrador dos SASUBI, explica que “apesar do apoio incondicional destes serviços à prática desportiva, a quem compete incentivar é à associação académica”.
A cooperação dos Serviços de Acção Social tem sido constante mas, o orçamento disponibilizado pelo governo não prevê uma verba específica para a secção desportiva. Não obstante que esta tenha os seus próprios patrocínios, todos os gastos no decorrer das actividades (água, luz e aquecimento) assim como no decorrer dos encontros (refeições), são liquidados também pelos SASUBI.
Não é por acaso que num estudo efectuado sobre o apoio prestado à secção desportiva per capita, no ranking nacional, entre treze instituições, a UBI encontra-se nos três primeiros lugares.
A ponte entre a AAUBI e os SASUBI é feita através de Rosa Domingues, a encarregada das instalações gimnodesportivas. A associação não possui quadros técnicos (treinadores, monitores), pelo que mais uma vez recorrem ao auxílio dos Serviços de Acção Social.
Os encontros desportivos são basicamente inter-universitários. Segundo Manuel Silva Raposo, para ser possível continuar a desenvolver estas actividades, a nível de competição ou meramente de lazer, há que “fazer render, há que organizar, federar, incentivar”.
A prática desportiva é um bem não só saudável mas também necessário. As instalações, os pavilhões e a sauna, estão ao dispor de todos os interessados. Uma iniciativa que mostra como na UBI, o desporto é levado a sério.
Para os interessados, os treinos têm uma frequência semanal, e as inscrições encontram-se abertas. Para qualquer informação adicional, contactar os Serviços de Acção Social ou aceder à página web da Universidade da Beira Interior.