Maria da Graça Cravalho vei trazer como prenda de aniversário, verbas para a construção de novas instalações
Comemorações em Castelo Branco
"O País precisa do ensino politécnico"

Em dia de aniversário, Valter Lemos critica quem quer "acabar" com os politécnicos, que fazem falta ao País, "mais que o ensino universitário". O Instituto dá um novo impulso com contratos programas para o Campus da Talagueira e criação de uma nova Escola no Fundão.

NC / Urbi et Orbi


A ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, presidiu à cerimónia evocativa do 24º aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
O presidente do Instituto, Valter Lemos, referindo-se à relação com a Câmara Municipal do Fundão, onde ficará a Escola Superior de Turismo lembra que "o acto que sela uma relação com a edilidade, é de grande importância para o IPCB, a região e o País". O presidente do IPCB salienta que "num tempo em que alguns "profetas da centralização" voltam à carga com a reorganização da rede do Ensino Superior, propondo um enfraquecimento dos politécnicos e especialmente do Interior, para poderem reforçar as universidades do Litoral, é bom que se olhe bem para os resultados da procura e até da qualidade da mesma, porque o IPCB orgulha-se ainda de ter ficado nos primeiros lugares na procura em primeira opção, e de estar à frente de muitas
universidades. O País precisa é de mais ensino tipo politécnico e menos universitário".
Dirigindo-se à governante, questiona. "Aliás Bolonha o que é, senão o triunfo do modelo politécnico? Só que muitos querem esconder tal verdade".
Valter Lemos, quase no final do seu mandato à frente da instituição, lembra que "o final da minha missão já vai estando próximo, mas exulto de alegria com o tempo que lhe dediquei, pois vi o Politécnico crescer: mais escolas, cursos, alunos, residências e cantinas. Vi, "com olhos de ver", crescer e amadurecer uma grande instituição". A concluir, emocionado, Valter Lemos, garantiu que "o IPCB para mim não foi só um projecto institucional ou profissional. Foi também um acto de amor. É por isso que, neste momento, ao vê-lo pujante e de velas aprumadas, transbordo de alegria".
Após a inauguração da loja/livraria do Politécnico e do Ponto de Acesso do INE, seguiu-se a sessão solene comemorativa do 24º aniversário do IPCB, tendo sido feita a entrega das bolsas de mérito e prémios escolares. Durante a cerimónia, foram ainda assinados o contrato de execução da "Empreitada Campus da Talagueira, infra-estruturas gerais e Escola Superior de Saúde do IPCB-1ª Fase", com a firma João de Sousa Baltazar,S.A., assinatura do protocolo entre o IPCB e a Câmara Municipal do Fundão,
relativo à Escola Superior de Turismo e de Hotelaria e a assinatura do contrato de Desenvolvimento Institucional entre o Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior e o IPCB, relativo à construção do "Campus Talagueira". Por seu turno, a ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, admitiu que "a possibilidade da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico de Castelo Branco, estar a funcionar já no próximo ano lectivo", pese embora "ainda falte cumprir uma série de procedimentos, é possível que a escola arranque em 2005. O processo de instalação da Escola Superior Aveiro Norte demorou apenas três meses", explicou a governante.