Por Eduardo Alves


Segundo os números do Observatório da UBi o desemprego não tem parado de crescer na UBI

Entre Janeiro de 2003 e Agosto de 2004, o grupo que agrega os desempregados com 55 ou mais anos passou de 761 para 1178 pessoas. Um aumento de 54,8 por cento registado num dos períodos mais negros para a região. Esta é apenas uma das várias conclusões, nada abonatórias para os tempos que se aproximam, avançadas pelo relatório do ODESCC, da autoria de José Ramos Pires Manso e Daniela Rosa Gomes. O mais recente estudo elaborado neste centro da UBI tem como principal meta, “prever o comportamento das taxas de desemprego na Covilhã e na Cova da Beira, nos próximos anos”, avançam os autores.
Os números recolhidos em várias entidades não são nada animadores. Segundo este estudo, que pretende estudar vários parâmetros, “o desemprego na Covilhã, aumentou continuadamente, entre Janeiro de 2003 e Agosto de 2004”. No início do passado ano, o Centro de Emprego da Covilhã registava um total de 4 mil e 500 desempregos, número que veio a aumentar para 5 mil e 100, em Agosto do 2004, registando um valor máximo de 5 mil e 900 indivíduos no início do ano de 2004.
“Em termos homólogos, constata-se que, em Janeiro de 2004, o grupo etário com 55 ou mais anos registava mais 44,02 por cento de desempregados do que no ano anterior”, adiantam os responsáveis. A idade dos indivíduos desempregados é um factor que tem vindo a preocupar quem observa os dados. Segundos os autores deste estudo, “o encerramento de vários empresas deixou sem trabalho um número significativo de pessoas com idades críticas”. A sublinhar esta ideia está o facto do grupo etário que compreende indivíduos entre os 35 e os 54 anos ser “aquele que agrega um maior número de desempregados, representando, em média, cerca de 42 por cento do total de desempregados”.




Desemprego com tendência a aumentar

O ODESCC é muito claro neste seu estudo. Para o Observatório da UBI, “entre Setembro de 2004 e Janeiro de 2005, o número total de desempregados vai continuar a aumentar”. Segundo as previsões dos autores deste trabalho de investigação, o número actual de 5235 desempregados, no concelho da Covilhã vai subir para 5457, em Janeiro do próximo ano. Este aumento de 222 desempregados traduz-se “num crescimento de 4,23 por cento”, em relação ao Verão de 2004. Numa nota conclusiva, o Observatório aponta outro dado importante. Segundo o ODESCC, “o desemprego, na Covilhã, escreve-se no feminino”, isto porque, as mulheres representam mais de metade do desemprego total.