Por Ana Pinto


Um dos alertas lançados nesta secção foi o da falta de médicos especialistas no interior do País

A necessidade de concentração dos meios de diagnóstico, de tratamento e dos recursos humanos, foi o tema mais debatido nesta sessão de esclarecimento, que se realizou no dia 15 de Novembro na Universidade da Beira Interior.
Albino Aroso, presidente da Comissão de Saúde da Mulher e da Criança, salienta que “estamos numa sociedade exigente e, desta forma, é necessário haver qualidade nos hospitais a nível das instalações, meios técnicos de tratamento e equipas especializadas”. Acrescenta ainda que “os interesses das mulheres no trabalho de parto tem de estar acima dos interesses locais.”
O responsável da área de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, José Martinez, referiu a importância de adaptar a estrutura hospitalar aos interesses do ensino, mas também as dificuldades do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), no que diz respeito à carência de técnicos e ao mau aproveitamento das instalações.
A principal razão apontada por Luís Graça, Presidente da Direcção do Colégio de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos, para a falta de especialistas nos hospitais do Interior é a saída dos profissionais da função pública ainda antes de serem colocados nestas regiões.
José Martinez aponta como solução a colocação de internos e a oferta de projectos para atrair médicos para esta região. “Se a Beira Interior nunca tiver massa crítica suficiente, a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia pode acabar”, acrescenta.
Quando o assunto é a concentração dos Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia numa das cidades da Beira Interior (Covilhã, Guarda ou Castelo Branco) as opiniões dividem-se. No entanto, José Martinez acredita que só o entendimento e a união entre os três hospitais levarão a que todos os serviços sejam assegurados nesta região.
João Queirós, Director da FCS da UBI, presidiu o debate referindo que todos os hospitais têm colaborado com o ensino da Medicina e que o principal objectivo desta faculdade, para além da qualidade de ensino, é fixar os alunos na Cova da Beira.