O espiríto das tunas inundou a sala do Teatro-Cine
Tunas femininas na Covilhã
Festa e alegria no VI FATFUBI

As Mondeguinas, da Universidade de Coimbra, arrecadaram o prémio de melhor tuna.


Por Rafael Gomes


Realizou-se na quinta-feira, 18 de Novembro, o VI Festival Académico de Tunas Femininas da Universidade da Beira Interior (FATFUBI). Organizado pela tuna feminina «As Moçoilas», o festival decorreu no teatro-cine da Covilhã e pôde contar com a participação de um variado leque de tunas e núcleos estudantis.
No concurso estiveram presentes a Spestuna (Universidade Fernando Pessoa, Ponte Lima), As Mondeguinas (Universidade de Coimbra), a Tesuna (Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto) e a Inspiritus Tuna (Instituto Superior de Ciências da Saúde do Sul, Monte da Caparica). Além disso e para o contentamento do público, que encheu o recinto, o espectáculo ainda beneficiou da actuação de convidados especiais: a associação de capoeira «Arte Popular», o Coro da Universidade da Beira Interior, a tuna académica Desertuna e a Orquestra Académica Já b´UBI & Tokuskopos.
No final e num ambiente festivo, a entrega de prémios favoreceu as Mondeguinas com o desejado titulo de melhor tuna.
Concretizou-se, assim, mais um festival de sucesso cujo balanço foi, segundo a organização “bastante positivo não só pela receptividade do público mas também pelo crescente cumprimento de um objectivo necessário, a inserção das actividades académicas e de intercâmbio cultural no espírito da cidade”. Terminado o festival, uma certeza ficou: a realização do VII FATFUBI.