Por Esmeraldina Abreu


A peça que encerrou este ciclo de teatro foi complementada com um concerto de jazz

Histórias que marcaram a formação da península Ibérica foram interpretadas por três actores que contagiaram o público do Teatro das Beiras. Sérgio Agostinho, Noelia Dominguez e Ángel Fragua da Companhia internacional PERIPÉCIA, proporcionaram um momento de grande diversão teatral, interpretando episódios históricos referentes à constituição da Península Ibérica. Aventuras, guerras, amores, e traições foram representados numa narrativa de pendor humorístico e satírico valorizando o cariz lúdico da peça.
Episódios como a Batalha de Aljubarrota, Inês de Castro, o tratado de Tordesilhas ou ainda o milagre de Nossa Senhora de Fátima, foram originalmente interpretados, patenteando uma visão cómica de figuras históricas como Camões, D.Sebastião , Cervantes, ou Vasco da Gama. Os actores desenvolveram ao longo da peça um trabalho de rigor a nível da interpretação e do texto, aliando a isto uma forte componente física e visual. Desgarrando-se do carácter didáctico dos episódios históricos que marcaram a formação da nossa península, esta peça valorizou o teatro em si mesmo ao procurar alcançar uma linguagem cénica atraente e universal.
A ideia deste projecto foi elaborada pelos actores que interpretam a peça e surgiu do facto destes serem oriundos de Portugal e Espanha. Tal como afirma Sérgio Agostinho, único actor português desta companhia de teatro sediada em Macedo de Cavaleiros “Achamos engraçado começar com um espectáculo que abordasse esta temática”. Para concretizar esta ideia foi necessário uma “ investigação teórica dos episódios históricos, de recordar aquilo que aprendemos na escola, e transportar isso para o palco através da improvisação.”
Alguns espectadores com quem falamos classificaram esta representação como diferente e como “uma reflexão daquilo que é o próprio teatro.”
Esta peça de teatro inseriu-se no programa proposto pelo Teatro das Beiras da Covilhã para comemorar os seus trinta anos. Para alem da presença de companhias de teatro, o cartaz deste festival ainda dedicou um programa especial a infância e a juventude, com espectáculos para os jovens amadores de teatro.
Para concluir o serão do último dia deste certame, que se realizou no dia 20 de Novembro, a banda Arcada Café Orchestra de Évora veio presentear o público com ritmos de dixie e jazz. Esta iniciativa intitulada “ A musica vai ao teatro…” inseriu-se no panorama cultural proposto pelo Teatro das Beiras, encerrando, desta forma, com sons vindos dos anos 20 este festival do teatro.