Pelos cálculos do Tribunal de Contas, a autarquia fundanense está entre as mais devedoras
Relatório do Tribunal de Contas
Câmara nas dez mais endividadas do País

Segundo uma auditoria do Tribunal de Contas revela que as autarquias, em Portugal, viram subir o seu endividamento. E situa a do Fundão em sexto lugar em termos nacionais.


NC / Urbi et Orbi


Contratos financeiros na ordem dos 7,521 milhões de euros. É esta a verba que coloca a Câmara Municipal do Fundão no sexto lugar entre as autarquias que se encontram, em Portugal, mais endividadas.
De acordo com este diário, tendo por base uma auditoria do Tribunal de Contas (TC) relativa ao período de 1 de Julho de 2003 a 31 de Maio de 2004, o endividamento das autarquias locais acentuou-se e que nesta última data, no todo nacional, as câmaras deviam mais de 243 milhões de euros. Segundo o TC,"agravou-se a situação de ausência ou insuficiência de receitas por parte das autarquias locais para fazer face aos compromissos assumidos, por força de contratos de empreitada e de aquisição de bens e serviços".
No Top Ten dos "campeões do endividamento", a liderar está a Câmara de Vila Nova de Gaia, com 37,2 milhões de euros, seguida de Lisboa, com 15,75 milhões, e Aveiro, com 14,889. O Seixal surge no quarto lugar, com 13,365 milhões, o Porto em quinto, com 10,2 milhões e no sexto lugar está o Fundão, com os tais 7,521 milhões. Santarém, Oliveira de Azeméis, Maia e Fornos de Algodres, esta última do distrito da Guarda, fecham a tabela dos 10 mais endividados.