Por Eduardo Alves


A comissão de elições da UBi refere que este acto eleitoral tem registado uma forte adesão por parte de todos

Estão escolhidos os representantes dos docentes não doutorados nos Conselhos de Departamento e na Secção Pedagógica das diferentes Unidades Científico-Pedagógicas. Eleição que teve lugar no passado dia 11 de Novembro e cujos resultados podem ser consultados nas devidas tabelas. Fazendo parte do processo eleitoral foram também eleitos, no dia 15 de Novembro, os presidentes das Secções Científicas das diferentes Unidades Científico-Pedagógicas e o presidente e secretário do Conselho Científico da UBI. Os resultados apurados estão presentes nas seguintes tabelas. Por último, a 18 de Novembro foram eleitos os presidentes dos conselhos de Departamento, cujos resultados podem ser verificados no documento em anexo.
A presente semana começou com a tomada de posse do presidente do Conselho Científico, dos presidentes das Secções Científicas das diferentes Unidades Científico-Pedagógicas e dos presidentes dos Conselhos de Departamento. Cerimónia que decorreu ontem, dia 22. Para amanhã, 24 de Novembro está agendada a eleição dos representantes dos docentes não doutorados e dos funcionários nas Assembleias de Representantes das Unidades Científico-Pedagógicas. Uma acção a decorrer entre as 9.00 e as 19.00 horas. Neste mesmo dia está também prevista a nomeação dos Directores de Curso. A 25 de Novembro realiza-se a eleição dos representantes dos alunos na Assembleia da Universidade, no Senado, nas Assembleias de Representantes e nas Secções Pedagógicas das diferentes Unidades Científico-Pedagógicas. No dia 29 de Novembro é a vez de eleger os presidentes das Secções Pedagógicas, bem como dos representantes dos docentes doutorados, não doutorados e alunos no Conselho Pedagógico da UBI. Dentro do processo eleitoral está ainda marcado para 2 de Dezembro, a tomada de posse dos presidentes das Secções Pedagógicas, a tomada de posse dos presidentes dos Conselhos Pedagógico-Científicos e dos membros do Conselho Pedagógico da UBI, a 3 de Dezembro e a eleição dos membros dos diferentes Conselhos Directivos, a 7 de Dezembro. Por fim, a 3 de Janeiro de 2005, a tomada de posse dos membros dos diferentes Conselhos Directivos e dos representantes dos alunos na Assembleia da Universidade e no Senado.

Eleições participadas

João Queiroz, presidente da Comissão Eleitoral salienta “a forte participação que este acto eleitoral está a registar”. Um dos resultados mais visíveis da sensibilização que precedeu este acto eleitoral. Outro dos motivos a retirar desta acção reside “na mudança de alguns presidentes de Departamento”. A entrada de novas pessoas vem dar um ar “mais dinâmico” às diferentes unidades. Queiroz mantém-se optimista quanto aos restantes passos eleitorais.