A construção das personagens vergilianas este em análise nesta tese
Mestrado em LCP e Didáctica
As personagens de Vergílio Ferreira

Tal como as pessoas se moldam pelos lugares onde estão e pelo tempo em que vivem também nos romances assim acontece.


Por João Simão


Vergílio Ferreira constrói as suas personagens através de uma deambulação espacio-temporal. Foi esta a conclusão a que chegou Anabela Matias com a sua dissertação de mestrado apresentada na Universidade da Beira Interior e aprovada com Muito Bom.
“A Construção da Personagem e o seu Deambular no Espaço e no Tempo, em Manhã Submersa e Estrela Polar de Vergilio Ferreira” foi o titulo da dissertação de mestrado de Anabela Matias apresentada sexta-feira, dia 19, no auditório da Biblioteca Central da UBI.
As personagens vergilianas ganham forma e constroem-se pelo deambular entre lugares e em tempos distintos. “É através desta relação, espaço-tempo que vão nascendo e se vai afirmando o seu carácter, vão adquirindo características do espaço e do tempo onde estão, e vão tomando as suas opções” como explica Anabela Matias.
É este movimento dentro da obra que faz com que as personagens experimentem situações que as colocam perante a necessidade de tomar uma atitude, resultado duma reflexão metafísica.
Anabela Matias a leccionar na Guarda, escolheu Vergilio Ferreira pelo gosto que este lhe cativa e pela forma como constrói as suas personagens. Ser da Guarda e ter alguma proximidade geográfica com o espaço do autor também foi tido em conta.
O arguente da tese Amílcar Martins gostou da tese “por ser muito clara e de fácil leitura” ao que acrescentou ainda “ser uma excelente comunicadora e ter realizado um trabalho muito bem esclarecido e com um forte rigor científico”. O júri convidou ainda a agora mestre Anabela Matias a publicar a sua dissertação de mestrado.