Por João Simão


O autor da tese sobre Vergílio Ferreira estudou, entre outros pontos, os protagonistas dos romances

A espiritualidade existencial dos protagonistas nos romances de Vergilio Ferreira faz com que estes conquistem a sua liberdade, segundo a análise de João Simões na sua dissertação de mestrado, avaliada com Muito Bom.
“A Liberdade como Conquista de uma Espiritualidade existencial nos Protagonistas dos Romances Manhã Submersa e Aparição, de Vergilio Ferreira” foi o título da dissertação de mestrado de João Simões apresentada sexta-feira, dia 19, no auditório da Biblioteca Central da UBI.
Na obra vergiliana, a liberdade do indivíduo como conquista de uma espiritualidade que tem por base a existência humana não é apenas um pensamento filosófico; reflecte-se a nível ficcional erigindo-se assim, segundo o ponto de vista do escritor como algo intrínseco à vivência humana.
Este trabalho de mestrado implicou para o autor uma pesquisa filosófica muito grande, principalmente das teorias existencialistas, uma vez que a “liberdade nos protagonistas dos livros de Vergilio Ferreira se atinge através de um acesso a uma espiritualidade existencial tendo como ponto de partida o próprio eu” como explica João Simões.
A escolha das obras “Manhã Submersa” e “Aparição” não foi inocente. Como as duas obras são de períodos de maturidade de escrita diferentes em Vergilio Ferreira servem para mostrar a abrangência do tema à obra vergiliana.
Para o arguente da tese, Amílcar Matias “esta é uma tese muito boa que prima por ser complexa, com muito conteúdo mas muito concentrada e sintética” referindo ainda que “a qualidade do português é também irrepreensível, muito bom”, conclui.