Harmonia perfeita





 

 



Bilbao - Espanha





Bilbao é uma cidade com muito para oferecer aos seus visitantes. De uma harmonia entre o antigo e o moderno resulta uma conjugação perfeita. O Museu Guggenheim, obra do conhecido arquitecto Frank Gehry vale por si só uma visita a Bilbao. Ao todo são 11 mil metros quadrados, divididos por 19 galerias que mostram o melhor da arte contemporânea. Símbolo actual da cidade e um dos grandes ícones mundiais do desconstrutivismo, o Guggenheim mudou a arquitectura e a vida de Bilbao.
Mas para além do Guggenheim há um conjunto de agradáveis surpresas por descobrir. O coração da cidade, Casco Viejo, é uma delas. A zona antiga de Bilbao, situada na margem direita do rio Nérvion, reúne um conjunto de características únicas que vale a pena conhecer. Nesta área situam-se a catedral de Santiago, construída no século XV, e o Museu Arqueológico Etnográfico e Histórico Basco, obrigatório para quem deseja conhecer o passado desta cidade basca.
O Mercado da Ribeira, junto à ponte de San Antón, famoso pelos seus coloridos e luminosos vitrais, é um dos maiores da Europa. Na margem direita do rio merece ainda destaque o Teatro Arriaga, cuja fachada é inspirada na Ópera de Paris. Bem perto deste local encontra-se situada a Universidade de Desto, de onde é possível avistar o Museu Guggenheim, na outra margem.
A poucos metros do Guggenheim localiza-se o Museu de Belas Artes que possui uma das melhores colecções de pintura flamenga de toda a Espanha. Merecem ser apreciadas obras de grandes mestres espanhóis como El Greco, Velázquez, Zurbarán, Ribera, Goya e Picasso.
Bilbao foi declarada Património Histórico e Artístico Nacional em 1972. Actualmente reúne dezenas de restaurantes e centenas de bares. Um exemplo disso mesmo é a Plaza Nueva com várias esplanadas onde é possível saborear as típicas tapas.
Cidade portuária, Bilbao aparece integrada no litoral costeiro e é servida por várias praias. Curiosamente, a partir de qualquer ponto do centro urbano é possível chegar rapidamente até à montanha que faz esquecer de imediato a agitação da cidade. Bilbao continua a ser alvo e intervenções arquitectónicas aos mais diversos níveis e é sem dúvida enriquecedor conhecer e observar de perto essas mudanças.