Filosofia da Informação

 


 

 

 

 



de Fernando Ilharco







Por Catarina Rodrigues

O que é a filosofia da informação? Esta é uma das questões a que Fernando Ilharco tenta responder neste livro. Mas como o próprio autor indica, “no início do século XXI , esta questão tem várias respostas e resposta nenhuma”. Ilharco justifica este “nenhuma” com o facto de a filosofia da informação não ser ainda reconhecida pela comunidade académica e científica mundial, mas o autor acredita que este cenário pode estar a mudar.
Fernando Ilharco avança neste pequeno livro alguns problemas sobre os quais se poderá debruçar a filosofia da informação, desde problemas epistemológicos ao problema da comunicação, passando pela linguagem e pela inteligência artificial. Ilharco apresenta em determinados pontos uma aproximação ao pensamento de Heidegger.
A filosofia da informação introduzida nesta obra é assim uma nova área do saber destinada a investigar uma série de problemas que se verificam na chamada sociedade da informação em que vivemos. Este livro destina-se por isso a todos os que se interessam pelo impacto provocado pelos media e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.