Por Rosa Carina Outeiro


Nesta acção levada a cabo pelo Centro de Saúde da Covilhã foram esclarecidas algumas dúvidas sobre a temática

A osteoartrose é uma doença inflamatória das articulações. A afectação progressiva, a degeneração com perda das cartilagens, a esclerose e hipertrofia óssea, a formação de osteofitos e o facto de ser não anquilosante são alguns dos factores que podem ser usados para a sua descrição. Foi isto que Francisco José Fernández Araujo, médico do Centro de Saúde da Covilhã, veio explicar na acção de formação “Osteoartrose 2004”, que teve lugar na passada quinta-feira, 25.
Segundo o palestreante “os antecedentes familiares, os desportos fortes e de risco, a exposição ao frio e a obesidade” podem ser considerados como os principais causadores do aparecimento deste tipo de doença. As mulheres são as que mais sofrem desta patologia, quer por razões do foro endócrino, quer devido à gravidez e à menopausa.
Nos doentes que padecem de osteoartrose podem surgir edemas, deformações ósseas, uma rigidez matinal que vai melhorando com actividade física, crepitações musculares e dor mecânica, que sendo uma dor crónica e localizada, pode estar associada ao movimento e a uma rigidez matinal de curta duração.
Segundo Francisco José Fernández Araujo, o plano terapêutico, vulgarmente chamado de tratamento, que é passível de ser aplicado nestas circunstâncias é uma educação, na medida em que devem ser modificados os comportamentos e posições viciosas do doente, uma preparação psicológica de maneira a explicar ao paciente a doença da qual ele padece, muito repouso, imobilização e exercícios especialmente dirigidos às articulações afectadas. Também é importante que a pessoa não deixe de fazer a sua vida diária normalmente, e que, se for o caso, corrija uma possível obesidade que é fatal para as articulações dos joelhos. O doente com esta patologia deve ainda participar em Medicina Física, tomar medicamentos e, em último recurso, recorrer à cirurgia.
É de salientar que esta última medida pode não ser uma opção para todos doentes, dado que só a esta devem socorrer-se as pessoas cuja situação e história clínica se evidencie propicia para que tal aconteça. Visto isto, detectada a doença, o alívio da dor, o melhoramento das condições de vida do paciente e a influência na evolução do processo, através da informação do doente sobre tudo o que este deve saber sobre a sua enfermidade, devem ser as principais preocupações do médico assistente.
O palestreante pensa também, que as escolas dever ser utilizada para divulgar informação junto aos mais jovens, atribuindo ênfase à máxima “Educar para Prevenir”. Francisco José Fernández Araujo, referiu ainda que Portugal, comparativamente aos outros países da comunidade europeia, não foge à regra, sendo por isso, o número de infectados, similar nos diversos países.
Finda a acção de formação, foi dada a oportunidade aos presentes de colocarem questões ao médico do Centro de Saúde da Covilhã, numa sessão de esclarecimento, à qual as pessoas aderiram em larga escala. A osteoartrose é, de facto, uma doença dos nossos dias, dado que, e como Francisco José Fernández Araújo denotou “em trinta por cento das consultas, existem sintomas relacionados com a doença”.