A educação e o desporto são dois pontos fundamentias para as boas práticas desportivas
Colóquio sobre desporto
“Jovens no Desporto um pódio para todos”

O Instituto de desporto Português promoveu na passada quarta-feira, 24, um colóquio de desporto que decorreu no Instituto Português da Juventude, em Castelo Branco.


Por Neuza Correia


O ano de 2004, Ano Europeu da Educação pelo Desporto, surge como um grande desafio para revalorizar a imagem do desporto na sociedade europeia, em primeiro lugar dirige-se ao movimento associativo e então depois ao modo da educação, “mexer o corpo, abrir o espírito”.
Neste encontro esteve presente Luís Ferreira, responsável pelo desporto escolar em Castelo Branco, e como convidados Bernardo Manuel, treinador do Sporting Clube de Portugal, e o atleta Emanuel Silva, participante nos Jogos Olímpicos de 2004, em canoagem.
Bernardo Manuel falou acerca do papel dos treinadores na educação para os valores no âmbito do desporto infanto-juvenil, realçou a importância do tipo de treinador correcto para o jovem, visto que este vê o treinador como um modelo, como um exemplo a seguir e muitas vezes como um pai, os atletas assumem os seus valores, comportamentos e princípios.
O papel dos pais é também muito importante no desempenho do atleta, reforçou o treinador do clube leonino. “A educação deve ser feita primeiro em casa, os pais devem incentivar os filhos para a prática desportiva”, sublinha e devem instruir-se para sua própria educação.
Este interveniente fez ainda referência à ética, espírito desportivo e sociabilização das crianças e jovens, onde a defesa dos valores é muito importante, tais como a lealdade, honestidade, dignidade, camaradagem, solidariedade e respeito pelo outro são princípios que não se devem perder na prática desportiva e até na vida quotidiana. Apesar de treinar, as crianças também têm de ter o seu tempo de brincadeira, têm de viver a vida o mais normal possível, porque ao ser criança e agir como tal ajuda no seu desempenho desportivo.
Emanuel Silva divulgou às pessoas presentes neste colóquio a sua experiência de vida como atleta. Este atleta dedicou-se de corpo e alma à canoagem, deixando para trás as saídas à noite e as idas para os copos com os amigos, mas esta dedicação torna difícil a conciliação dos treinos com os estudos. O que ajuda este atleta é o forte apoio da família, que o ajuda em tudo o que é necessário. Para este atleta de 18 anos a experiência de participar nos jogos olímpicos foi diferente mas sem dúvida uma óptima experiência, um sonho tornado realidade, apesar de muito treino e pouco descanso.
Bernardo Manuel dirigiu-se ao atleta Emanuel Silva dizendo que este tem um grande talento e um excelente treinador. Este colóquio terminou com perguntas colocadas aos convidados, e de seguida com a entrega de prémios a treinadores de várias modalidades e também a colectividades do distrito.