Por Sílvia Pereira


Esta acção tem como fundamento, conseguir dar outras vertentes práticas da Medicina

Os alunos de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI) participaram na passada quarta-feira, 24 de Novembro, no pólo 6, num seminário cardio – respiratório estando este inserido no programa do 2º ano da licenciatura.
O objectivo deste seminário consiste em dar uma visão global e geral sobre electrocardiografia, mais propriamente em relação ao electrocardiograma (EGC).
Este seminário teve como oradores Miguel Castelo Branco do Centro Hospitalar da Cova da Beira e o docente Eduardo Cavaco da Faculdade de Ciências da Saúde.
Segundo Miguel Castelo Branco a electrocardiografia é uma das técnicas fundamentais para o dia a dia do clínico e apesar de já ter muitos anos continua resistente à evolução.
Este seminário foi composto por uma componente teórica, onde foram apresentados os fundamentos da electrocardiografia e por uma componente prática realizada nos Laboratórios de Habilidade do departamento, onde os estudantes mostram aquilo que sabem fazer e o que aprenderam.
O intuito deste seminário é também o de que o aluno aprenda a abordar um electrocardiograma, isto é, saber interpretar as ondas e os intervalos, a sua metodologia de abordagem e por último saber abordar a actividade eléctrica do coração.
“Acima de tudo este seminário é uma forma de integração de todo o conhecimento, é sempre uma mais valia poder visualizar através de um seminário uma ideia, um conceito esquematizado e depois colocá-lo na prática”, refere o docente e coordenador do bloco Cardio – Respiratório, Eduardo Cavaco.
Um electrocardiograma, segundo os oradores, permite verificar em termos práticos as alterações do miocárdio, a posição do coração, se pratica desporto, alterações iónicas, mais concretamente nos iões sódio, potássio e cálcio e as alterações que ocorrem no sistema nervoso vegetativo.