Por David Sousa


Mais ideias e projectos inovadores é o que se espera de estruturas como o Parkurbis

O Departamento de Gestão e Economia da UBI foi o responsável pela organização de um workshop onde o tema principal foi o empreendedorismo. Mário Raposo, vice-reitor da UBI e um dos membros da organização sublinha que o futuro da Beira Interior e dos alunos universitários está na co-relação de fixar empresas e alunos no Interior do país.
Os trabalhos efectuaram-se durante a manhã, com uma componente mais teórica e prolongaram-se pela tarde analisando casos práticos da região como as empresas ParkUrbis, Paulo de Oliveira, Valcom e António Ezequiel.
O ParkUrbis suscita um interesse acrescido, pois vai permitir uma maior inter-relação entre o Park, a universidade, os alunos e as empresas. Este caso tem um particular interesse para a UBI pois a Universidade é uma das dez empresas que compõem a estrutura accionista do Park, juntamente com a Portugal Telecom (PT) e com a Câmara Municipal da Covilhã (CMC) entre outras.
O objectivo deste seminário é “mostrar que a partir da Universidade é possível criar parcerias e até novas empresas”. Segundo Mário Raposo também “existem conteúdos e planos capazes de atrair novas empresas e novos investimentos”.
Segundo Vítor Andrade, Chairman (moderador) convidado e editor do Expresso Emprego, a “iniciativa é louvável” embora notasse uma “falta de empreendedorismo dos alunos” no decorrer do workshop.
Mário Raposo considera o workshop como “bastante rico” indicando apenas como aspecto negativo o facto da “falta de receptividade por parte de outras entidades” dado que foram endereçados cerca de 600 convites.