Uma “bomba” de álbum no regresso dos U2




 

 

 

 

 

 

U2


EMI | 200
4



"Continuamos a dizer as mesmas coisas só que usamos uma linguagem diferente e limusinas maiores”. Foi assim que, uma vez, o vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox, caracterizou a música que cantava, isto depois de 25 anos de existência. Ao longo dos anos, e nos diversos trabalhos que foram fazendo, os U2 sempre tiveram o condão de nunca se descaracterizarem, embora num ou noutro álbum a sua tendência “rockeira” fugisse um pouco. Neste novo trabalho, que chegou a Portugal no passado dia 22, os irlandeses, como afirma Bono Vox, continuam a falar de temas de actualidade. Nada mais premente que uma crítica a quem quer desmantelar bombas em países que não lhes pertencem, mas desta feita, num estilo bem mais agressivo e a fazer lembrar os tempos do “Joshua Tree”, sem dúvida o álbum mais marcante da banda.
Se o último trabalho, “All that you can leave behind” vendeu mais de 11 milhões de discos em todo o mundo, este novo disco, pelo que se pode ouvir, poderá, sem dificuldade, ultrapassar essa marca. O single de lançamento, “Vertigo”, é já um sucesso em tudo quanto é sítio onde se ouça boa música, com a acústica e a agressividade do tema a fazerem lembrar os tempos de “When de streets have no name”. Mas existem outros temas interessantes, como “A man and a woman”, ou “Crumbs from your table”.
Para já, o sucesso de vendas começou. Na segunda-feira, 22, em Lisboa, nas lojas FNAC, foram muitos os fãs quiseram ser logo os primeiros a comprar o novo trabalho, que caso queira, vem acompanhado de um livro e de um DVD com fotos e filmagens exclusivas aos elemntos da banda irlandesa, tiradas em Lisboa por Anton Corbijn. O novo disco foi gravado no estúdio da banda em Hanover Quay, em Dublin e no Sul de França, e produzido por Steve Lillywhite. O primeiro espectáculo para apresentação de “How to dismantle na atomic bomb” está marcado para 1 de Março, na Flórida, no início de uma digressão que deverá trazer os U2 a Lisboa, num concerto no estádio Alvalade XXI.